4 min read

16/09/2024 - Kamala Harris se solidariza com Trump após suposto atentado

Kamala Harris se solidariza com Trump após suposto atentado

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expressou apoio a Donald Trump após uma tentativa de assassinato. Harris reafirmou que “não há espaço para violência” nos Estados Unidos. Em um incidente ocorrido no último domingo (15.set.2024), tiros foram disparados perto do campo de golfe de Trump em West Palm Beach, Flórida, sem que o ex-presidente fosse atingido.

Principais destaques:

  • Donald Trump afirma 'nunca vou me render' após o atentado: Em resposta à tentativa de assassinato, Trump garantiu estar bem e reafirmou que nada vai detê-lo. O FBI está investigando o caso como uma tentativa de homicídio contra o candidato republicano. Link de acesso.
  • Suspensão do X no Brasil não impede divulgação de declarações de Melania Trump: Após o atentado, a ex-primeira-dama Melania Trump exigiu a revelação de mais detalhes sobre o ocorrido, enquanto promovia seu novo livro de memórias. Link de acesso.
  • Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris, e Trump responde com críticas: A cantora Taylor Swift expressou apoio à democrata Kamala Harris, o que gerou uma resposta contundente de Donald Trump em suas redes sociais. Link de acesso.

Compartilhe.

Datena agride Marçal durante debate na TV Cultura

No debate do último domingo, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira, causando uma interrupção no evento. A tensão entre os candidatos à prefeitura de São Paulo atingiu seu ápice após acusações e troca de farpas durante o encontro transmitido pela TV Cultura. Este episódio ofuscou as discussões sobre propostas e transformou o debate em um show de acusações e agressões.

Principais destaques:

  • Marçal diz estar com suspeita de fratura após “cadeirada” de Datena: Após a agressão, Pablo Marçal foi levado ao Hospital Sírio-Libanês com suspeitas de fraturas. Ele afirmou estar "lamentável" que o debate tenha continuado mesmo sem sua presença. link de acesso.
  • Pesquisas para prefeito de SP: quem está na frente, caiu ou subiu nos levantamentos desta semana: As pesquisas apontam divergências sobre os principais candidatos. Enquanto AtlasIntel coloca Guilherme Boulos (PSOL) na frente, outras pesquisas mostram um empate triplo entre Nunes, Boulos, e Marçal. Link de acesso.
  • Marçal faz B.O. contra Datena, cancela agenda e exigirá seguranças nos próximos debates: Após o incidente, Marçal registrou boletim de ocorrência contra Datena e cancelou sua agenda pública. Ele também requisitou segurança adicional para os próximos debates. Link de acesso.

Compartilhe.

Madri nega envolvimento de espanhóis presos em conspiração contra Maduro

A Espanha desmente quaisquer alegações de participação em um complô contra o regime venezuelano: O Ministério das Relações Exteriores da Espanha afirmou que os dois cidadãos espanhóis detidos na Venezuela não têm relações com o serviço secreto espanhol ou qualquer operação política dirigida contra Nicolás Maduro. As prisões ocorreram em meio a uma crise diplomática entre Caracas, Madri e Washington.

Principais destaques:

  • Detalhes das prisões e acusações contra os detidos: Autoridades venezuelanas prenderam três cidadãos norte-americanos, dois espanhóis e um tcheco acusados de conspirar contra Maduro, incluindo um plano para assassiná-lo. Entre os detidos estão Andrés Martínez Adasme e José María Basoa Valdovinos. Os Estados Unidos e a Espanha negam qualquer envolvimento. Link de acesso.
  • Reação internacional e tensões diplomáticas: As relações diplomáticas entre Venezuela, Espanha e Estados Unidos se intensificaram com as recentes detenções. O governo espanhol e americano condenaram a ação venezuelana, aumentando a pressão sobre Maduro. Link de acesso.
  • Outros envolvidos e sanções recentes: Além dos espanhóis, três americanos também foram detidos. Os EUA anunciaram sanções adicionais contra 16 funcionários venezuelanos em resposta às alegações de fraude eleitoral. O Departamento de Estado dos EUA e fontes consulares na Espanha negam qualquer envolvimento nas ações atribuídas aos detidos. Link de acesso.

Compartilhe.

Gleisi defende retirada de despesas com queimadas do limite de gastos

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a exclusão das despesas relacionadas ao combate às queimadas do limite de gastos do arcabouço fiscal. Em apoio ao ministro do STF, Flávio Dino, a proposta visa criar créditos extraordinários para emergências, gerando debates sobre os impactos fiscais.

Principais destaques:

  • Flávio Dino autoriza créditos extraordinários para combate a queimadas: O ministro do STF permitiu a abertura de créditos extraordinários fora do limite fiscal para enfrentar a crise de incêndios na Amazônia e no Pantanal. A medida considera a urgência das despesas e busca um equilíbrio entre responsabilidade fiscal e necessidades emergenciais. Link de acesso.
  • Decisão de Dino permite gastos extras até o fim do ano: O ministro autorizou o governo a emitir créditos orçamentários fora da meta fiscal até o final de 2024, destacando a importância de combater as queimadas que afetam grandes áreas do país. A flexibilização inclui contratações de brigadistas e envolvimento da Polícia Federal nas investigações de incêndios. Link de acesso.
  • STF discute ações de combate a incêndios: Além das medidas emergenciais, o STF retomará discussões sobre outras ações climáticas e combate a incêndios, além de julgar questões relacionadas ao foro privilegiado. O presidente Lula viajará para os EUA para participar da Assembleia-Geral da ONU. Link de acesso.

Compartilhe.

Incêndio florestal atinge o Parque Nacional de Brasília

Um incêndio florestal atingiu a região do Parque Nacional de Brasília na manhã deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, sete viaturas e uma aeronave de asa fixa foram mobilizadas para combater as chamas. As autoridades ainda investigam a causa do incêndio, cuja área afetada ainda não foi estimada. A fumaça encobriu partes do Plano Piloto, incluindo o Palácio do Buriti.

Principais destaques:

  • Incêndio no Parque Nacional de Brasília foi considerado criminoso pelo ICMBio: Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os indícios apontam para um incêndio criminoso devido ao período proibitivo do uso do fogo e à impossibilidade de causas naturais. Link de acesso.
  • Lula sobrevoa queimadas e se reúne com Marina Silva: O presidente Lula e a primeira-dama sobrevoaram a área atingida e o presidente anunciou que se reunirá com a ministra do Meio Ambiente para discutir medidas de emergência. Link de acesso.
  • União de esforços busca conter incêndio na Serra dos Órgãos: Incêndios também atingem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro, mobilizando bombeiros e brigadistas. A situação é agravada pelo clima seco e fortes ventos. Link de acesso.

Compartilhe.

Superquarta: BC do Brasil pode subir os juros enquanto EUA planejam redução

Semana decisiva no mercado financeiro: A "Superquarta" promete movimentar as economias de Brasil e Estados Unidos. Enquanto o Banco Central do Brasil sinaliza alta nos juros, o Federal Reserve nos EUA prepara um corte, impactando mercados globais.

Principais destaques:

  • Economistas projetam retomada de alta de juros pelo Copom com ciclo curto e ajuste gradual: Especialistas acreditam que o Copom deve elevar a Selic em 0,25 ponto percentual, resultando em uma taxa de 10,75% ao ano. A incerteza no mercado financeiro marca a primeira reunião comandada por Gabriel Galípolo. Link de acesso.
  • Saiba como investir em meio a uma alta dos juros vista como atípica por especialistas: O Banco Central deve começar um novo ciclo de elevação da Selic. Analistas recomendam cautela e ressaltam a proteção dos investimentos com mix entre títulos de renda fixa pré e pós-fixados. Link de acesso.

Compartilhe.