Alckmin defende diálogo com os EUA e fortalecimento do comércio exterior recíproco após ameaça de Trump
Alckmin ressalta a importância do diálogo com os EUA para expandir o comércio bilateral e destaca oportunidades em diversas áreas. Ele enfatiza que a relação deve ser benéfica para ambos os países, contrariando as ameaças tarifárias de Trump.
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, enfatizou a importância de avançar no diálogo com os Estados Unidos nesta segunda-feira (7).
As declarações foram feitas após a ameaça do presidente Donald Trump de impor tarifas de 10% a países alinhados com o Brics.
Alckmin destacou que os EUA têm muito a ganhar com uma parceria com o Brasil, afirmando: "Nós somos um parceiro muito importante".
Quando questionado sobre alternativas, ele mencionou diversas áreas de oportunidades, como:
- Área agrícola
- Área industrial
- Serviços
- Combustível e energia
- Minerais estratégicos
Alckmin também ressaltou a potencial balarança comercial bilateral e a necessidade de um crescimento na complementariedade econômica.
Segundo ele, o comércio exterior promove emprego e renda e deve seguir uma relação ganha-ganha.
Em resposta a Trump, que ameaça taxas de até 100% sobre o Brics se abandonarem o dólar, o Brasil continua investindo em sistemas de pagamento locais para facilitar o comércio internacional.
A postagem de Trump não detalhou as políticas consideradas "antiamericanas" nem quando as tarifas podem ser implementadas.