Ao lado de Nobel da Paz, Lula exibe cartaz por soltura de Kirchner
Lula expressa apoio a Cristina Kirchner durante visita à Argentina, destacando a importância da solidariedade entre defensores da democracia. O presidente brasileiro também alerta para os desafios da extrema-direita na atual geopolítica internacional.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz de 1980, na Argentina durante a cúpula do Mercosul em 3 de julho de 2025.
Lula compartilhou uma foto segurando uma placa com a frase: “Cristina Livre”, em referência à prisão domiciliar da ex-presidente argentina, Cristina Kirchner.
O presidente brasileiro destacou a conversa sobre desafios da democracia e o avanço da extrema-direita na geopolítica atual.
Durante o encontro, Kirchner classificou a visita como um ato político de solidariedade. Lula comparou sua própria experiência, afirmando: .
A ex-presidente, condenada a 6 anos de prisão e inelegibilidade por corrupção, criticou o atual presidente argentino, Javier Milei, em seu perfil no X. Kirchner denunciou a repressão à imprensa e leis que limitam a oposição.
Ela afirmou que essa repressão é parte de um ataque preventivo à organização popular.