HOME FEEDBACK

Aprovação do governo Lula melhora após tarifaço de Trump, indica pesquisa Atlas/Bloomberg

A aprovação do governo Lula aumenta após tarifas de Trump sobre produtos brasileiros. Pesquisa revela insatisfação com a decisão americana e expectativas de negociação para redução das taxas.

A aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 49,7% após o anúncio de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A pesquisa Atlas/Bloomberg foi divulgada nesta terça-feira (15), mostrando um aumento em relação aos 47,3% da pesquisa anterior, de junho.

A desaprovação do governo caiu para 50,3%, ante 51,8% em junho. A pesquisa ouviu 2.841 pessoas de forma remota entre 11 e 13 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Sobre a tarifa de Trump, 62,2% a considera injustificada; 36,8% justificam a medida. A principal motivação de Trump, segundo 40,9% dos entrevistados, foi retaliação ao Brasil no Brics, enquanto 36,9% atribuem à atuação da família Bolsonaro.

Mais da metade (50,3%) vê as justificativas de Trump como ameaça à soberania brasileira. Em relação à reação do governo Lula, 44,8% consideram adequada; 27,5%, agressiva; e 25,2%, fraca.

Apesar das tensões, 47,9% estão otimistas sobre um possível acordo para reduzir tarifas; 38,8% são pessimistas.

Quanto aos impactos econômicos, 70% acreditam que a inflação aumentará devido às tarifas; apenas 8% acha que o crescimento econômico vai aumentar. 72% esperam que o crescimento diminua.

Leia mais em valoreconomico