HOME FEEDBACK

Brasil ficará livre gripe aviária se não tiver novos casos em 28 dias, diz ministro

Brasil poderá ser declarado livre de gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias. Retomada das exportações dependerá da confirmação da ausência do vírus H5N1.

Brasil pode ser declarado livre de gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias, afirma o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (19).

O prazo é relacionado ao ciclo do vírus H5N1. Após esse período, o país poderá retomar as exportações de frango, que foram restringidas por vários países.

Fávaro ressaltou: “Se em 28 dias não tiver nenhum caso, podemos afirmar ao mercado que o Brasil está livre de gripe aviária”. Porém, ele alertou que isso não garante a reabertura imediata de todos os mercados, pois muitos países farão questionamentos.

Após o prazo, ele acredita que países como China e União Europeia devem reduzir restrições apenas ao Rio Grande do Sul ou à cidade de Montenegro, onde foi registrado um caso.

O ministro destacou a importância de fazer o bloqueio e rastreamento da granja afetada, visando a redução do risco de novos casos.

Leia mais em globo