Brasileiros apoiam Lula e classificam tarifa de Trump como injusta, diz pesquisa
Pesquisa revela que 62,2% dos brasileiros consideram injustificada a ameaça de tarifa de 50% de Donald Trump. Avaliações positivas sobre a política externa de Lula aumentaram após o conflito diplomático com os EUA.
Pesquisa revela opiniões dos brasileiros sobre tarifa de Trump
Uma nova pesquisa da AtlasIntel, encomendada pela Bloomberg News, mostra que a maioria dos brasileiros considera injustificada a ameaça de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil.
Entre os entrevistados, 50,3% veem a medida como um ataque à soberania brasileira. Após a ameaça de Trump em 9 de julho, o presidente Lula afirmou que o Brasil reagirá caso a tarifa entre em vigor em 1º de agosto.
As opiniões sobre a resposta de Lula são as seguintes:
- 44,8% a consideram adequada;
- 27,5% acham agressiva;
- 25,2% a consideram fraca.
Apoiadores de tarifas retaliatórias somam 51,2%, enquanto 28,6% defendem o fortalecimento de relações com rivais dos EUA, como a China.
A desaprovação de Lula caiu para 50,3% em julho, e a aprovação subiu para 49,7%. A avaliação da política externa de Lula teve um aumento positivo: 60,2% a veem favorável, comparado a 49,6% em novembro de 2023.
O julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal abordará tentativas de golpe e acusações de assassinato. Após a ameaça tarifária, o deputado Eduardo Bolsonaro atribuiu a medida ao lobby nos EUA.
A maioria, 62,2%, considera a decisão de Trump injustificada. Politicamente, 40,9% veem como retaliação pela participação do Brasil nos BRICS e 36,9% acreditam na influência da família Bolsonaro.
A imagem de Trump no Brasil deteriorou-se; 63,2% o avaliam negativamente. A percepção dos EUA também piorou, com 50,5% dos brasileiros tendo uma visão negativa.
Se as tarifas forem implementadas, 48,6% prevêem impacto significativo na economia, e cerca de 70% esperam aumento da inflação, que foi de 5,35% em junho.
A pesquisa ouviu 2.841 pessoas pela internet, com margem de erro de 2%.