Bullying não é o jeito de resolver problemas, diz China no Brics
Li Qiang defende reforma na governança global e critica práticas comerciais unilaterais. Ele ressalta a importância do Brics em promover a independência e a cooperação entre os países membros.
Li Qiang, primeiro-ministro da China, liderou a delegação chinesa na 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, afirmando, em 6 de julho de 2025, que “bullying nunca é o jeito de resolver os problemas”.
Ele destacou que o Brics deve promover uma reforma na governança global, citando desafios nas leis internacionais.
“Na vanguarda do Sul Global, os países Brics devem defender a independência e agir com responsabilidade”, afirmou Qiang.
Embora não tenha mencionado os EUA diretamente, sua declaração faz referência à política comercial dos EUA, que inclui protecionismo e tarifas.
A fala de Qiang gerou reação do governo Trump, que anunciou uma tarifa extra de 10% para aliados dos Brics após a condenação de medidas coercitivas unilaterais no comunicado final da cúpula.
Integrantes do governo brasileiro consideram que as ameaças de Trump ainda são retóricas e fortalecem a mensagem do bloco em prol do multilateralismo e do uso de moedas locais no comércio global.