Como funcionavam os interruptores de combustível do avião Boeing da Air India que caiu
FAA afirma que interruptores de combustível da Boeing são seguros após preocupações geradas por acidente da Air India. Investigação inicial revela que os dispositivos foram acidentalmente desligados, comprometendo a propulsão do avião.
FAA considera seguros interruptores de controle de combustível da Boeing, após acidente da Air India que matou 260 pessoas.
A declaração foi feita em 14/7, após o relatório preliminar de investigação indicar que o fornecimento de combustível para o Boeing 787-8 foi cortado logo após a decolagem.
O relatório da AAIB (Agência de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia) destacou que:
- Interruptores mudaram de "run" para "cut-off", dificultando a propulsão.
- Movimentação não é comum durante o voo e é reservada para emergências.
- Mecanismo de segurança impede movimento acidental dos interruptores.
A FAA havia sugerido em 2018 que os interruptores fossem inspecionados, mas não exigiu a medida. A Air India não tomou providências a respeito.
No áudio da cabine, um piloto questionou sobre o corte de combustível, embora o copiloto estivesse ao comando no momento.
O voo 171 durou menos de 40 segundos e caiu em Ahmedabad. O acidente resultou em 260 mortos, incluindo 19 pessoas em solo.
Os investigadores seguem analisando os destroços e gravações, com informações detalhadas previstas para 12 meses. A tragédia é considerada um dos piores acidentes aéreos da última década.