Delegação de Trump trata de segurança e tarifas no Congresso
Reuniões visam fortalecer a parceria entre Brasil e Estados Unidos no combate ao crime organizado e discutir tarifas comerciais. Autoridades de ambos os países buscam mecanismos efetivos para enfrentar organizações criminosas transnacionais.
Comitiva dos EUA se reúne com congressistas brasileiros
Na terça-feira (6.mai.2025), integrantes da comitiva dos Estados Unidos, liderados pelo coordenador de Sanções, David Gamble, se reuniram com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
O foco da reunião foi a cooperação no combate ao crime organizado. Vieir afirmou: “Foi uma reunião de trabalho focada em mecanismos de combate às organizações criminosas transnacionais e como os Estados Unidos podem contribuir com o Brasil e vice-versa”.
Na mesma data, na Câmara dos Deputados, Ricardo Pita, conselheiro da secretaria de Assuntos do Hemisfério Ocidental, esteve com o presidente da Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), Filipe Barros (PL-PR).
Barros organizou o encontro para discutir as tarifas de 10% impostas pelo governo do presidente Donald Trump às importações brasileiras, fixadas no início de abril.
Pita também se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Paulo Bilynskij (PL-SP) na segunda-feira (5.mai), ambos presidentes das comissões de Segurança Pública do Senado e da Câmara, respectivamente, para debater o combate às organizações criminosas.