HOME FEEDBACK

Desaprovação ao governo Lula recua após tarifa de Trump, aponta AtlasIntel

Pesquisa indica leve queda na desaprovação do governo Lula, apesar de avaliação majoritariamente negativa. Aumento na aprovação sugere efeito positivo das ações do governo em resposta às tarifas dos EUA.

Pesquisa AtlasIntel Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15), indica leve redução na desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os dias 11 e 13 de julho, 50,3% dos entrevistados desaprovam a gestão, uma queda de 1,5 ponto percentual em relação à última pesquisa, no final de junho.

Por outro lado, a aprovação do governo subiu de 47,3% para 49,9%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Essa movimentação sugere que a reação do governo brasileiro às tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 9 de julho, pode ter gerado um efeito positivo.

A avaliação qualitativa permanece majoritariamente negativa: 49,4% consideram a gestão como ruim ou péssima, enquanto 43,4% a veem como ótima ou boa, e apenas 7,2% a consideram regular.

Apesar disso, os números sugerem uma recuperação parcial na imagem de Lula, em um cenário externo adverso.

A ofensiva institucional para responder às tarifas foi amplamente divulgada, o que pode ter influenciado a opinião pública.

A pesquisa ouviu 2.841 pessoas através de questionário online, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Leia mais em infomoney