Em carta, Trump diz a Lula que EUA abrirá investigação sobre ações do Brasil contra big techs
Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e investiga práticas comerciais do Brasil. Medidas são uma retaliação a ações judiciais contra plataformas digitais e indicam um déficit comercial que não corresponde à realidade.
Donald Trump envia carta ao presidente Lula informando sobre um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
A retaliação se deve a ações judiciais contra plataformas digitais americanas no Brasil, como a suspensão do X. Trump solicita uma investigação sobre práticas comerciais injustas.
No texto, Trump destaca que a suspeita é sobre restrições a produtos americanos e menciona um déficit comercial que, na verdade, não existe, já que o Brasil é deficitário em sua relação comercial com os EUA.
Ele oferece uma possível reconsideração das tarifas se o Brasil abrir seus mercados e eliminar barreiras comerciais. "Os senhores nunca se decepcionarão com os Estados Unidos da América", afirma o líder americano.
EUA: Cliente VIP do Brasil. O Brasil exporta mais para os EUA do que importa, com produtos industrializados representando 70% das exportações brasileiras.
No último ano, as exportações brasileiras para os EUA alcançaram cerca de US$ 40 bilhões, com um crescimento de 8,2%. Apenas em abril de 2023, as exportações atingiram US$ 3,57 bilhões, uma alta de 21,9% frente ao ano anterior.
No acumulado de 2023, o Brasil aumentou suas exportações em 3,7% e as importações em 14,6%, segundo dados do governo.