Embaixada dos EUA diz que STF é “Supremo Tribunal de Moraes”
Em resposta a comentários do subsecretário de Estado dos EUA, a Embaixada critica o STF e defende a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. A carta de Trump destaca a insatisfação com a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Embaixada dos EUA no Brasil chama STF de “Supremo Tribunal de Moraes”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes.
A declaração aconteceu em publicação no X (14.jul.2025), em resposta ao subsecretário de Estado dos EUA, Darren Beattie, sobre a tarifação de 50% sobre produtos brasileiros.
Não está claro se a expressão foi intencional ou um erro de tradução.
Darren Beattie explicou que a tarifa foi imposta pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) como “consequência” de ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Embaixada declarou: “Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula, em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro [PL] e à liberdade de expressão”.
Donald Trump também enviou carta ao presidente Lula, anunciando a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando-a pelo tratamento ao ex-presidente Bolsonaro.
Trump afirmou que o Brasil está em uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e que o julgamento dele no STF não deveria acontecer.
O presidente dos EUA criticou o STF por emitir “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” e por ameaçar multas a empresas de mídia dos EUA.
As tarifas de 50% entrarão em vigor em 1º de agosto de 2025, aplicando-se a todos os produtos brasileiros enviados para os EUA.