HOME FEEDBACK

Governo Lula pretende enviar carta para Donald Trump nos próximos dias sobre 'tarifaço' ao Brasil

Brasil envia carta aos EUA em busca de diálogo sobre tarifas comerciais. Governo tenta reverter taxação de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.

Governo Lula envia carta aos EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preparando uma carta para o governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, que será enviada pela embaixada brasileira.

A carta, que já está pronta, será endereçada à Secretaria de Comércio dos EUA, presidida pelo representante comercial (USTR). Ela será assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo chanceler Mauro Vieira, aguardando apenas a aprovação de Lula.

O objetivo é reverter a taxação de 50% imposta a produtos brasileiros anunciada por Trump na última semana.

Além disso, o presidente dos EUA fez críticas em uma carta ao Brasil, mencionando ações judiciais contra Jair Bolsonaro, e afirmando incorretamente que os EUA têm dívida na relação comercial com o Brasil, quando na verdade, há um superávit.

Na carta, o Brasil formaliza três pedidos:

  • Que os canais de diálogo continuem abertos;
  • Que novas reuniões sobre o tema sejam agendadas;
  • Que os EUA respondam ao material enviado pelo Brasil em maio, que permanece sem resposta.

Lei da Reciprocidade

Paralelamente, o governo publicou um decreto regulamentando a Lei da Reciprocidade, que estabelece procedimentos para o Brasil suspender concessões comerciais em resposta a ações unilaterais de países que afetem sua competitividade internacional.

Leia mais em globo