HOME FEEDBACK

Governo Lula prioriza fim da escala 6×1 e articula apoio à PEC no Congresso

Governo prioriza proposta de jornada de trabalho com quatro dias e três de folga. Ministra destaca a importância do diálogo com a sociedade para promover justiça e desenvolvimento.

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, anunciou que o fim da escala 6×1 será prioridade do governo no Congresso Nacional.

Em suas redes sociais, ela enfatizou a necessidade de diálogo e decisão política e a importância de promover mais empregos e justiça para os trabalhadores.

A proposta, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), sugere substituir a jornada atual de 6 dias de trabalho e 1 de descanso por uma nova escala 4×3, com até 36 horas semanais e limite de 8 horas diárias.

O presidente Lula também abordou o tema em seu discurso pelo Dia do Trabalhador, destacando a necessidade de equilíbrio entre vida profissional e bem-estar.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, para ser aprovada, requer 308 votos em dois turnos. O líder do governo, José Guimarães, garantiu mobilização da base.

O projeto ganhou tração em 2023 com o movimento "Vida Além do Trabalho" (VAT), que arrecadou 1,3 milhão de assinaturas.

No entanto, a proposta enfrenta resistência do Congresso e do setor empresarial, que teme aumento de custos operacionais, com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) manifestando oposição.

Leia mais em infomoney