Hugo Calderano fica fora de torneio nos EUA por viagem a Cuba
Hugo Calderano é impedido de participar do WTT Grand Smash por problemas de visto relacionados à sua viagem a Cuba. O brasileiro tentou obter um visto emergencial, mas não conseguiu as datas necessárias para a entrevista antes da competição.
Hugo Calderano, brasileiro e número 3 do mundo no tênis de mesa, não participará do WTT Grand Smash em Las Vegas, EUA, que ocorre nesta quinta-feira (3.jul.2025).
O motivo é a viagem a Cuba em 2023, que afetou seu direito ao ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). Calderano, que possui cidadania portuguesa, teve sua solicitação negada pelas autoridades dos EUA.
Ele perdeu a elegibilidade ao ESTA por ter participado de 2 torneios oficiais na Cuba, organizados pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).
Hugo procurou apoio da USATT (Associação de Tênis de Mesa dos EUA) e do USOPC (Comitê Olímpico e Paralímpico) para conseguir um visto emergencial. Embora seu agendamento tenha sido aceito, não havia datas disponíveis para a entrevista consular antes do torneio.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle,” afirmou Calderano.
Em abril de 2025, ele conquistou a Copa do Mundo e foi parabenizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais, recebendo US$ 80.000 de premiação.
O WTT Grand Smash é o “Grand Slam” do tênis de mesa, e esta é a segunda edição da temporada; a primeira ocorreu em janeiro.