Hugo Calderano fica fora de torneio nos EUA por viagem a Cuba
Hugo Calderano enfrenta bloqueio de visto e desiste de participar do WTT Grand Smash em Las Vegas. O atleta não conseguiu agendar a entrevista no consulado a tempo e lamentou a situação que impede sua presença na competição.
Hugo Calderano, brasileiro e número 3 do mundo no tênis de mesa, anunciou em 3 de julho de 2025 que não participará do WTT Grand Smash em Las Vegas.
O atleta explicou que o motivo foi sua viagem a Cuba em 2023, que resultou na perda de elegibilidade para o ESTA, visto eletrônico para cidadãos da União Europeia.
Segundo ele, sua solicitação foi barrada pelas autoridades dos EUA após participar de dois torneios oficiais da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).
Hugo tentou obter um visto emergencial, acionando a USATT (Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos) e o USOPC (Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA), porém, as datas para a entrevista consular não estavam disponíveis a tempo.
“Mobilizei minha equipe para conseguir o visto, mas não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”, declarou Hugo.
O atleta vive um momento de destaque, tendo vencido a Copa do Mundo em abril de 2025, reconhecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e premiado com US$ 80.000.
O WTT Grand Smash é considerado o “Grand Slam” do tênis de mesa e esta é a segunda edição da temporada, sendo a primeira realizada em janeiro.