Juíza dos EUA diz que bloqueará medida de Trump que impede estrangeiros de se matricularem em Harvard
Juíza americana concede proteção temporária a estudantes internacionais da Harvard, interrompendo medidas do governo Trump. A decisão surge durante a cerimônia de formatura da universidade, que reúne milhares de pessoas no campus.
Uma juíza americana suspenderá temporariamente os esforços do governo de Donald Trump para impedir a Universidade Harvard de matricular e hospedar estudantes estrangeiros. A decisão foi tomada por Allison Burroughs em uma audiência em Boston na quinta-feira (29).
A ordem “dá alguma proteção aos estudantes internacionais” enquanto a universidade e o governo preparam seus casos. Harvard recorreu aos tribunais para anular as medidas que visam combater o antissemitismo e invalidar políticas de diversidade, equidade e inclusão.
A decisão foi anunciada durante a cerimônia de formatura de Harvard, com até 30.000 pessoas presentes no evento. O presidente da universidade, Alan Garber, reconheceu problemas de antissemitismo e islamofobia no campus e enfatizou que a instituição busca garantir a expressão de vários pontos de vista.
Garber criticou as medidas do governo, afirmando que não afetam aqueles que são considerados a causa dos problemas de discurso no campus.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório