Lula cita comércio externo e clima como pilares do Mercosul
Lula estabelece prioridades para sua presidência temporária no Mercosul, destacando o fortalecimento do comércio e a transição energética. Em seu discurso, o presidente aborda também o desenvolvimento tecnológico e o combate ao crime organizado como pilares essenciais para a integração regional.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como presidente temporário do Mercosul nesta quinta-feira (3.jul.2025), com o objetivo de concluir o acordo Mercosul-UE até dezembro.
Durante a 66ª Cúpula do bloco, Lula destacou 5 prioridades para sua gestão:
- Fortalecimento do comércio: Lula busca aumentar a integração comercial na América do Sul, incluindo setores como automotivo e açucareiro. Propõe um sistema unificado de pagamentos em moedas locais.
- Mudanças climáticas: Lula enfatiza a necessidade de promover a transição energética e menciona os desafios climáticos enfrentados pelo Cone Sul.
- Desenvolvimento tecnológico: Após a assinatura de 13 acordos bilaterais com o Chile, Lula propõe expansão em inteligência artificial e inclusão de idiomas da América Latina.
- Combate ao crime organizado: O presidente planeja investir em inteligência para conter o fluxo de armas e recursos que sustentam a indústria criminal.
- Promoção dos direitos dos cidadãos: Lula foca em inclusão social e no enfrentamento de desigualdades para um progresso duradouro.
Para mais detalhes, leia a íntegra do discurso de Lula na 66ª Cúpula do Mercosul (PDF – 74 kB).
Leia mais em
poder360