Lula pede 1 minuto de silêncio pela morte de Sebastião Salgado
Lula presta homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, destacando sua importância e contribuições ao documentar questões sociais e ambientais. O presidente revelou que uma fotografia de Salgado seria presenteada ao presidente de Angola, João Lourenço.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio pela morte do fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos, em Paris, França, nesta 6ª feira (23.mai.2025).
Salgado era reconhecido internacionalmente por documentar realidades sociais e ambientais em diversos países.
“A notícia é muito triste. Ele foi um dos maiores fotógrafos do mundo", afirmou Lula após reunião com o presidente de Angola, João Lourenço.
Salgado sofria de um distúrbio sanguíneo causado por tratamento inadequado de malária contraída na Indonésia e tinha problemas na coluna decorrentes de acidente durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974.
Lula ressaltou que uma fotografia de Salgado seria entregue como presente do Brasil a Lourenço, mas a primeira-dama, Janja Lula da Silva, corrigiu o presidente, esclarecendo que se tratava de uma fotografia, e não uma pintura.