Malafaia usa IA para retratar Lula e Janja como “casal super-rico”
Pastor Silas Malafaia usa inteligência artificial para criticar Lula e Janja, destacando o luxo e a desigualdade. A campanha petista de taxação dos ricos provoca reações de adversários e contrapõe discursos sobre a justiça tributária.
Pastor Silas Malafaia publicou, na 5ª feira (3.jul.2025), um vídeo feito com inteligência artificial criticando o presidente Lula e a primeira-dama Janja.
O vídeo menciona a campanha petista pela taxação dos mais ricos, chamando Lula e Janja de “casal mais super-rico do Brasil”.
Malafaia satiriza Lula, que em um jantar com banqueiros diz: “Se fui pobre um dia, nem lembro mais”. Uma moça critica o casal pela vida luxuosa financiada com dinheiro público.
Desde 26.jun, o PT iniciou uma campanha nas redes sociais chamada “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. Um vídeo feito com IA apresenta uma encenação que questiona a disparidade no pagamento de impostos.
No dia 2.jul, Lula destacou a Taxação BBB em Salvador, defendendo mais justiça tributária. O PT usa uma narrativa que opõe pobres e ricos.
O ministro Fernando Haddad também reforçou essa ideia, afirmando que a desigualdade deve ser corrigida.
O governador de Minas, Romeu Zema, rebateu a campanha petista, chamando-a de “blá-blá-blá”.
A UPB divulgou um vídeo semelhante, criticando a abordagem do PT.
Recentemente, o Congresso rejeitou um decreto que aumentava o IOF e o caso está no Supremo Tribunal Federal. O governo busca aprovar uma reforma do Imposto de Renda que isenta rendas de até R$ 5.000.