Nvidia recebe autorização dos EUA para vender chip H20 à China
Jensen Huang anuncia retorno da venda do chip H20 na China após aprovação do governo dos EUA. Durante sua visita, ele destacou a importância do mercado chinês para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, anunciou que a empresa vai retomar a venda do chip H20 na China, após um veto de três meses pelos EUA.
Durante sua visita a Pequim, Huang afirmou: "Hoje, estou anunciando que o governo dos EUA aprovou o registro de licenças para começarmos a despachar os H20." Ele elogiou o desenvolvimento tecnológico chinês e reconheceu a China como um dos dois países com extraordinária ciência da computação.
Huang destacou a importância do mercado chinês: "Ele é imenso, dinâmico e altamente inovador, portanto, é crucial que as empresas americanas se estabeleçam." Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, expressou a posição do país contra a politização e militarização de questões tecnológicas.
Esta é a terceira visita de Huang à China em 2023. Ele já havia se reunido anteriormente para discutir o bloqueio do H20 pelos EUA. Huang está na capital a convite de Ren Hongbin para participar da Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos, que começa no dia 16.
De acordo com a Nvidia, as licenças garantirão que o H20 vendido na China obedece obedecerá completamente às limitações de desempenho estabelecidas pelo governo americano.