Obama pede que democratas sejam mais firmes contra Trump
Obama incentiva os democratas a serem mais assertivos na defesa de seus valores frente a Trump. Em evento, ele criticou a hesitação do partido e convocou uma mobilização em apoio a candidatos comprometidos.
Barack Obama pediu aos democratas que sejam mais firmes em relação a Donald Trump e defendam os valores dos Estados Unidos.
O apelo ocorreu durante um evento de arrecadação de fundos em Nova Jersey, na sexta-feira (11), organizado pelo governador Phil Murphy e sua esposa, Tammy Murphy.
Obama destacou que é necessário um "pouco menos de contemplação do próprio umbigo", sugerindo que os democratas "endureçam".
Ele incentivou o apoio a "ótimos candidatos concorrendo agora", especialmente nas eleições de Nova Jersey e Virgínia.
O ex-presidente comentou que as decisões de Trump não são surpreendentes, assim como a falta de resistência do Partido Republicano.
Obama expressou preocupação com a intimidação de pessoas que, durante seu mandato, defendiam certas causas e agora parecem encolhidas.
Em abril, ele e Kamala Harris criticaram o governo Trump por retrocessos em direitos humanos e liberdades individuais.
Obama acusou Trump de tentar remodelar o governo, reprimir imigração e atacar a mídia e o sistema jurídico. Ele ressaltou a incongruência da aceitação desse comportamento pelo partido republicano.
Anteriormente, em Connecticut, Obama alertou que os EUA estão próximos de normalizar comportamentos "consistentes com autocracias".
Ele concluiu dizendo: "Agora é exatamente o momento de você entrar e fazer algo", enfatizando a necessidade de coragem.