Popularidade do governo Lula melhora após tarifaço de Trump contra o Brasil
A pesquisa revela um leve aumento na aprovação do governo Lula, embora a desaprovação ainda predomine. Os dados indicam que o cenário político e econômico ainda provoca cautela entre os investidores.
Aprovação do governo Lula sobe dois pontos percentuais, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg publicada em 15 de julho. Agora, 49,7% dos entrevistados aprovam o governo, enquanto 50,3% desaprovam.
A pesquisa revela que sinais de desaprovação crescente podem elevar o apetite por risco no Brasil, com investidores esperançosos por uma mudança de governo mais voltada à responsabilidade fiscal. O governo atual pode adotar medidas de ajuste fiscal para melhorar sua popularidade antes das eleições.
A pesquisa foi realizada com 2.841 pessoas, entre 11 e 13 de julho, e apresenta margem de erro de 2% e 95% de confiança.
No âmbito da política externa, 60,2% aprovam a atuação de Lula, considerando que ele representa melhor o Brasil do que Bolsonaro (61,1% dos entrevistados).
Sobre a decisão de Trump de taxar produtos brasileiros em 50%, 62,2% consideram a medida injustificada. O motivo da taxação, segundo os entrevistados, é visto como:
- 41%: retaliação ao Brasil no BRICS
- 36,9%: atitude da família Bolsonaro
- 16,8%: retaliação por decisões do STF sobre redes sociais
- 3,5%: desejo genuíno de comércio favorável aos EUA
Leia mais detalhes da pesquisa aqui.