HOME FEEDBACK

Preços ao produtor nos EUA têm queda inesperada em março

Queda inesperada nos preços ao produtor indica pressões inflacionárias futuras. Tarifas sobre importações e mudanças nas expectativas do mercado geram incertezas econômicas.

Queda nos preços ao produtor nos EUA em março foi inesperada, com um índice de preços ao produtor caindo **0,4%** após um avanço revisado de **0,1%** em fevereiro, segundo o Departamento do Trabalho.

Economistas previam uma alta de **0,2%**, mas o índice subiu **2,7%** nos últimos 12 meses, após **3,2%** em fevereiro.

O presidente Donald Trump adiou as tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais por **90 dias**, mas aumentou as taxas sobre produtos chineses para **125%**. Pequim também respondeu com tarifas de **125%**.

Uma tarifa geral de **10%** sobre quase todas as importações dos EUA e uma taxa de **25%** sobre veículos, aço e alumínio permanecem em vigor.

A inflação esperada pode ser atenuada pelo abrandamento da demanda doméstica, evidenciado em quedas nos preços de tarifas aéreas e quartos de hotéis.

As tarifas impactaram os mercados financeiros, elevando as expectativas de inflação e aumentando as chances de uma recessão nos próximos 12 meses, enquanto a confiança do consumidor e das empresas caiu.

Os mercados financeiros esperam cortes na taxa de juros do Federal Reserve em junho, reduzindo em **100 pontos-base** neste ano. A taxa atual é de **4,25% a 4,50%**.

Leia mais em infomoney