Rússia diz que insistirá em sistema alternativo ao dólar
Rússia pressiona por discussão sobre sistema de pagamento alternativo ao dólar durante cúpula do Brics. A proposta enfrenta resistência entre os países membros, incluindo Brasil e Índia, mas continua sendo um tema relevante nas negociações.
O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, afirmou que o país irá insistir na discussão sobre a adoção de um sistema de pagamento alternativo ao dólar dentro do Brics.
Os membros do bloco se reúnem em cúpula no Rio de Janeiro, de 6 a 7 de julho de 2025.
Segundo Siluanov, não há consenso completo entre os integrantes, mas a discussão está em andamento. Ele enfatizou que é possível avançar sem a necessidade de um consenso total.
O ministro propôs a “estabelecer pontes” entre sistemas financeiros e mencionou que, uma vez que os mecanismos estejam em funcionamento, os países do Brics podem adotá-los.
Entretanto, um sistema alternativo ao dólar enfrenta resistência de países como Índia e Brasil. Em janeiro, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas altas se o Brics criasse uma moeda própria.
Na abertura da reunião do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) em 4 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou a necessidade de usar alternativas ao dólar em transações entre os países do Brics, apesar da resistência interna.