HOME FEEDBACK

Skaf, Pedro Guimarães e empresários se reúnem com Tarcísio para debater tarifas

Governador de São Paulo busca soluções para os efeitos das tarifas de Trump sobre produtos brasileiros. Encontro com representantes do setor privado visa estabelecer estratégias para mitigar impactos na indústria e no agronegócio.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se encontra com representantes do setor privado nesta 3ª feira (15.jul.2025) para debater a tarifa de 50% que o presidente dos EUA, Donald Trump, aplicará aos produtos brasileiros a partir de 1º de agosto de 2025.

Entre os presentes, estão:

  • Paulo Skaf (ex-presidente da Fiesp)
  • Pedro Guimarães (ex-presidente da Caixa Federal)
  • Roberto Perosa (presidente da ABIEC)
  • José Antonio Baggio (Indusparquet)
  • Fabio Sato (Sindicato Nacional da Indústria de Café Solúvel)
  • Julio Ramos (ex-secretário adjunto do Ministério da Agricultura)
  • Ricardo Santin (presidente da ABPA)
  • Roberto Betancourt (Sindirações)
  • Sergio Bortolozzo (Sociedade Rural Brasileira)

No dia 11.jul.2025, Tarcísio se reuniu com Gabriel Escobar, da embaixada americana, onde apresentou os impactos das tarifas na indústria e agronegócio. Tarcísio afirmou que buscará diálogo com empresas para "soluções efetivas", ressaltando que "narrativas não resolverão o problema". Ele pediu a redução da tarifa.

Além disso, Tarcísio responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por uma “solução diplomática”, destacando a importância de uma abordagem política madura e unida.

A embaixada dos EUA confirmou a reunião, mas não detalhou tarifas, mencionando a importância de São Paulo para investimentos americanos.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro criticou a iniciativa de Tarcísio, afirmando que ele é o único com canais apropriados para negociar com Washington. Por outro lado, o vice-presidente Geraldo Alckmin não viu problema na reunião.

Também nesta 3ª feira, Alckmin se reunirá com representantes de 14 setores da indústria e agronegócio, como parte de um comitê a ser criado pelo governo Lula para tratar do assunto.

O decreto para a criação do comitê está sendo finalizado e deverá ser publicado até 3ª feira. Lula enfatizou a necessidade de diálogo e negociação com os EUA.

Leia mais em poder360