HOME FEEDBACK

Trump diz que não vai adiar o prazo para que tarifas de importação entrem em vigor

Trump mantém a data de início das tarifas recíprocas, que são um reflexo das negociações comerciais. Apesar de abreviar as esperanças de prorrogação, o ceticismo persiste entre os parceiros comerciais e investidores.

Trump confima data para tarifas recíprocas

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que não prorrogará o prazo de 1º de agosto de 2025 para a implementação das tarifas recíprocas. Essas tarifas afetarão importações de países que não firmarem acordos comerciais com os EUA.

No Truth Social, Trump afirmou: “As tarifas começarão a ser pagas em 1º de agosto de 2025. Não haverá mudança nessa data.”

Na segunda-feira, Trump notificou parceiros comerciais sobre as novas taxas, acompanhadas de uma ordem executiva que adiou a entrada em vigor por três semanas — dando uma prorrogação para negociações.

Embora tenha dito que o prazo de 1º de agosto “não era 100% definitivo”, indicando possibilidade de concessões, isso gerou ceticismo em Washington e Wall Street sobre a aplicação das tarifas.

As tarifas recíprocas, inicialmente anunciadas para mais de 50 parceiros comerciais em 2 de abril, foram reduzidas temporariamente para 10% por 90 dias, permitindo tempo para negociações. O prazo para a tarifa mais alta expirará nesta semana.

Leia mais em o-globo