Trump diz que países do Brics terão tarifa de 10% em breve
Trump ameaça os países que se unirem aos Brics com tarifas de 10% e destaca preocupação com a desvalorização do dólar. O presidente afirma que acordos comerciais podem incluir alíquotas de até 70%, mas demonstra abertura para negociações futuras.
Donald Trump ameaça países que se aliam aos Brics, afirmando que os integrantes do bloco serão taxados em 10%. Em reunião de gabinete na terça-feira, 8, ele declarou que o grupo visa “desvalorizar o dólar”.
Trump minimizou o impacto do Brics, mencionando que “não é um problema sério”, mas alertou: “se perdemos o valor do dólar, é como ter perdido uma guerra. Quem desafiar o dólar pagará o preço”.
Sobre acordos comerciais, elogiou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mas ressaltou que sua abordagem rumo a tarifas é “justa” e que a maioria das alíquotas é inferior às pagas pelos EUA. Algumas tarifas podem chegar a 70%.
Trump indicou que poderia ser mais rigoroso nas tarifas, mas decidiu não prejudicar outros países. As cartas que está enviando representam acordos fechados. Porém, ele demonstrou flexibilidade, mencionando que “fechar acordos é demorado” e que não são inflexíveis.