Trump: países do Brics vão ‘pagar’ por tentar destruir o dólar
Trump alerta que países do Brics enfrentarão consequências severas por desafiar o domínio do dólar. Lula defende a soberania do Brasil e rejeita críticas às intenções do grupo em reunião do bloco.
Trump critica Brics e anuncia tarifas
O presidente americano Donald Trump afirmou que os países do Brics buscam destruir o domínio do dólar, mas "pagarão um alto preço" se tentarem. Em discurso, ele reafirmou a intenção de aplicar uma sobretaxa de 10% aos países do bloco e a aliados.
Trump declarou que o grupo não é uma "ameaça séria", mas ressaltou que o dólar é rei: "Perder o lugar do dólar como padrão mundial seria como perder uma guerra".
Após reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente brasileiro Lula rejeitou reclamações sobre o Brics e reafirmou a soberania do Brasil: "Não aceitamos reclamações contra a reunião do Brics".
Tarifas e política comercial
Trump confirmou que não adiará o prazo de 1º de agosto para a implementação de tarifas sobre importações de países sem acordos comerciais. Ele também anunciou uma tarifa de 50% sobre o cobre e pode dar um ano para fabricantes farmacêuticos antes de aplicar taxas.
Além disso, Trump criticou Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, sugerindo que ele deva "renunciar imediatamente" se as alegações de engano a parlamentares forem confirmadas.