HOME FEEDBACK

Trump reforça ameaça de tarifas contra Brics e diz que bloco quer destruir o dólar

Trump insiste em tarifas adicionais para países do Brics, alegando intenção de desvalorizar o dólar. Medidas devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, com possíveis consequências para as economias alinhadas ao bloco.

Trump ameaça tarifas adicionais aos países do Brics

Nesta terça-feira (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou a intenção de cobrar 10% de tarifas de importação de países que compõem os Brics, alegando que o grupo busca "destruir o dólar".

Durante reunião na Casa Branca, Trump declarou: "O Brics foi criado para desvalorizar nosso dólar." Ele enfatizou que, se os países do Brics continuarem a desafiar a primazia do dólar, “pagarão um alto preço”.

A cobrança das novas tarifas está prevista para começar em 1º de agosto. Trump também mencionou um compromisso anterior de conter a criação de uma nova moeda entre os Brics, sob pena de tarifas severas.

A ideia de uma moeda alternativa tem apoio da Rússia e da ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do NDB, mas enfrenta resistência dentro do Brasil e também de outros países do Brics, como Índia e Emirados Árabes.

Trump ameaçou tarifar qualquer país que se alinhe com as políticas do Brics, sem exceções. A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente acredita que os Brics estão tentando minar os interesses dos EUA.

Atualmente, o Brics, que inicialmente incluía Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi expandido para 11 países e representa quase metade da população mundial e 40% do PIB.

Leia mais em folha