Energia
-
Ao vivo: Alexandre Silveira participa do evento “Combustível do Futuro”
O evento visa discutir a transição para a mistura E30 de etanol na gasolina, promovendo a autossuficiência do combustível. Resultados de testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia serão apresentados para avaliar a viabilidade dessa mudança.
-
Entenda o que é a ANM, agência que regula a mineração no Brasil
ANM regula e fiscaliza atividades minerais no Brasil, garantindo a exploração responsável e sustentável. A agência também enfrenta desafios relacionados a tragédias passadas e ao aumento do garimpo ilegal.
-
Indicado de Lula para fiscalizar mineração tem filho e mulher em mineradoras
Indicação de José Gomes à ANM gera preocupações sobre conflitos de interesse, uma vez que seu filho e sua esposa atuam em mineradoras com processos ativos na agência. A sabatina no Senado deve avaliar a adequação do indicado frente a essas relações.
-
Itaipu financia universidade no Paraná por R$ 752 milhões em vez de reduzir conta de luz
Itaipu investirá R$ 752 milhões na conclusão de obras da Universidade Federal Latino-Americana em Foz do Iguaçu, após paralisadas desde 2014. O financiamento gerou controvérsias sobre seus impactos nas tarifas de energia e na transparência dos gastos.
-
Semana no Congresso será de expectativa pelo Orçamento, isenção do IR e solução para comissões
Impasses na definição das comissões da Câmara podem adiar a votação da Lei Orçamentária Anual para abril. Mudanças na cobrança do Imposto de Renda e a promessa de isenção de impostos também geram polêmica e incerteza entre parlamentares.
-
Matriz elétrica dos principais países ficou mais renovável em 2024
As principais economias do mundo estão acelerando a transição para energias renováveis, com destaque para o Japão, que lidera o crescimento. Apesar disso, EUA e China continuam a depender fortemente de fontes não renováveis em suas matrizes elétricas.
-
Maioria dos cubanos continua sem energia elétrica em novo apagão
Cuba enfrenta novo apagão nacional, afetando a maior parte da população; governo afirma estar implementando microssistemas para serviços essenciais. A crise energética se agrava em meio a um sistema elétrico obsoleto e dificuldades de abastecimento.
-
Cuba registra novo apagão generalizado, o quarto em seis meses
Apagão em Cuba atinge a população após falha no sistema elétrico, agravando a crise econômica. Autoridades tentam restaurar a energia enquanto a ilha enfrenta longos períodos sem luz.
-
Cuba sofre novo apagão, e milhões ficam sem energia
Apagão em Cuba deixa milhões sem energia, afetando principalmente Havana e áreas circunvizinhas. A falha na rede elétrica agrava uma crise já severa de escassez e desabastecimento no país.
-
Leilão de petróleo em área perto de Noronha causa racha entre ministérios de Silveira e Marina
Ministério de Minas e Energia mantém oferta de blocos de petróleo na bacia Potiguar, desconsiderando recomendações do Ministério do Meio Ambiente sobre riscos ambientais. Decisão gera tensão entre as pastas e destaca a contradição nas políticas de exploração de recursos naturais no Brasil.
-
Petrobras: um sinal positivo (e outro nem tanto) do Ibama para a Foz do Amazonas
A aprovação do Ibama é um passo importante para a Petrobras iniciar a perfuração na Foz do Amazonas. Expectativa é de que mais análises e aprovações sejam necessárias antes da licença final.
-
Novo Auxílio Gás dará desconto no botijão de acordo com o tamanho da família
Novo programa visa ampliar acesso ao gás de cozinha com descontos de até 50% para famílias até 2025. Além disso, proposta inclui instalação de biodigestores em comunidades rurais e quilombolas.
-
Preços de energia no mercado chegam a quintuplicar com menos chuvas
A escassez de chuvas eleva os preços da energia no mercado livre, refletindo no PLD e suscitando preocupações sobre a inflação. Caso a tendência persista, consumidores podem enfrentar custos mais altos nas contas de luz.
-
Marina Silva participará de encontro com Ibama e Minas e Energia para tratar sobre Margem Equatorial
Ministra do Meio Ambiente se reunirá com representantes do governo para discutir licença de pesquisa na Margem Equatorial. A decisão sobre a autorização da Petrobras está sob análise e aguarda a entrega de informações adicionais.
-
Reunião para definir comissões é adiada: “Não há prejuízo de tempo, diz Hugo Motta
Presidente da Câmara explica o adiamento na definição das comissões permanentes para promover entendimento entre as bancadas. Com encontros agendados, partidos buscam consenso sobre a distribuição dos cargos essenciais para a tramitação de propostas.
-
Resultado primário e varejo no Brasil, confiança do consumidor nos EUA e mais
Mercados sob tensão com guerra tarifária; Bolsa brasileira se destaca com alta significativa. Confiabilidade das projeções econômicas e indicadores do Brasil são foco para investidores nesta sexta-feira.
-
Governo deve aumentar percentual de etanol na gasolina para 30% ainda em 2025, diz ministro
Governo antecipa aumento para 30% de etanol na gasolina, prometendo redução de preços e maior independência em relação às importações. Estudos de viabilidade confirmam segurança e eficácia da mistura nos veículos existentes.
-
Orçamento pode atrasar após impasse de comissões na Câmara, diz relator
Definição das comissões da Câmara dos Deputados é adiada devido a desentendimentos políticos, podendo atrasar a votação da Lei Orçamentária Anual de 2025. O relator da LOA, senador Angelo Coronel, destaca a importância de um acordo antes da apresentação do relatório.
-
Justiça determina que governo Trump recontrate milhares de funcionários
Juiz determina reintegração de funcionários demitidos ilegalmente em governo Trump. Decisão é resultado de ação judicial de sindicatos que contestam as demissões em massa.
-
Petrobras vai eleger conselho de administração em 16 de abril
Eleição do conselho da Petrobras acontece em abril e pode consolidar controle governamental. Governo apresenta 7 nomes para o colegiado, incluindo reeleições e propostas de novos representantes.
-
Briga pela relatoria do Orçamento e PL travam definição nas comissões da Câmara
Disputas pela relatoria do Orçamento de 2026 e escolhas do PL atrasam definição das comissões permanentes na Câmara. A falta de acordo entre os partidos resultou no adiamento da instalação prevista para esta semana.
-
Governo fará troca no conselho de administração da Petrobras
Mudança no conselho ocorre após renúncia de Marcelo Gasparino, gerando nova eleição para os membros. Assembleia também discutirá resultados financeiros e remuneração dos administradores da estatal.
-
Governo define suas indicações para o conselho de administração da Petrobras
Governo confirma novos nomes para o Conselho de Administração da Petrobras, com destaque para a entrada de José Fernando Coura. A eleição ocorrerá em assembleia de acionistas marcada para 16 de abril.
-
Juiz ordena que Trump reintegre funcionários demitidos em departamentos de Agro, Defesa e Energia
Decisão judicial obriga recontratação de funcionários demitidos por agências federais. A medida representa um obstáculo significativo para a administração Trump na sua busca por cortar gastos com o funcionalismo público.
-
Pedidos do PL travam definição de comissões na Câmara
Entraves do PL impactam a escolha de comissões na Câmara; definição pode ser adiada. As disputas entre partidos têm gerado conflitos, especialmente em relação à presidência da Credn e outras comissões importantes.
-
Disputa por comissões na Câmara acirra embate entre PT e PL na casa
Líderes partidários se reúnem para definir a divisão das comissões na Câmara, em meio a disputas acirradas e resistência do PT à indicação de Eduardo Bolsonaro. A eleição dos novos presidentes dos colegiados mais estratégicos continua em negociação, refletindo a configuração de poder entre as bancadas.
-
Agenda do dia: PPI nos EUA e serviços no Brasil são destaques
Diversos dados econômicos e reuniões ministeriais marcam esta quinta-feira; expectativas incluem o índice de preços ao produtor nos EUA e a produção agrícola no Brasil. A agenda ainda conta com leilões do Tesouro e votações no Congresso.
-
Após negativa de técnicos, ministro de Minas e Energia pede reunião com Ibama para discutir Margem Equatorial
Ministro busca diálogo para desbloquear licença da Petrobras na Margem Equatorial. Pressões políticas e atrasos na avaliação do Ibama complicam o processo de autorização.
-
Debate sobre aumento da tarifa de energia leva a dança de cadeiras na Aneel
Mudança na Aneel é vista como estratégia para lidar com reajustes tarifários e novos investimentos em distribuidoras de energia. Especialistas alertam para possível aumento na conta de luz e impactos na inflação devido à pressão por modernização.
-
Já passou da hora de reformar o setor elétrico, diz Eduardo Braga
Congresso se prepara para debater reforma do setor elétrico que promete reduzir tarifas. A proposta do governo federal deve ser enviada nos próximos 60 dias, visando mudanças na Conta de Desenvolvimento Energético.