STF
-
“Estratégia do ódio”: políticos da oposição reagem à invasão da sede do Itaú BBA
Movimento tenta chamar atenção para a reforma tributária e a taxação dos super-ricos, gerando reações entre oposicionistas que comparam ato a invasões anteriores. Enquanto governistas se manifestam com cautela, o protesto destaca a tensão entre o Executivo e o Legislativo.
-
Lira diz que é momento de ‘dar passo atrás’ na crise para avançar com proposta do IR na próxima semana
Arthur Lira propõe diálogo para aliviar tensões entre os poderes e avançar com o projeto de Imposto de Renda. O relator acredita que o ambiente político se tornou mais favorável para retomar as discussões na próxima semana.
-
Lira pede ‘passo para trás’ a fim de reduzir tensão entre Poderes e critica excesso de judicialização
Arthur Lira pede moderação entre os Poderes e critica excessos da classe política. Ele enfatiza a necessidade de diálogo para avançar em propostas importantes, como a isenção do Imposto de Renda.
-
Anistia a Bolsonaro pode ser discutida, afirma Eduardo Leite
Leite defende que discussão sobre anistia a Bolsonaro aguarde decisões do STF. Governador enfatiza a importância de respeitar o Judiciário e superar a polarização política no Brasil.
-
Ex-assessor de Bolsonaro defende “mea culpa” sobre 8 de janeiro
Wajngarten ressalta a necessidade de uma reflexão na direita sobre as invasões de 8 de janeiro, condenando os atos, mas contestando a caracterização como tentativa de golpe. Ele também discute a situação política de Bolsonaro visando as eleições de 2026 e defende uma “chapa pura” para representar o bolsonarismo.
-
“Respeitar o mercado privado”, diz Barbalho sobre hospedagem na COP
Governador do Pará destaca avanços nas questões de hospedagem para a COP30. Reuniões com o mercado privado buscam garantir tarifas justas para todos os públicos durante o evento.
-
Moraes mantém prazo de 15 dias para defesa de Braga Netto
Ministro reafirma prazo de 15 dias para alegações finais no processo da trama golpista. Solicitação da defesa do ex-ministro Braga Netto é negada, mantendo o cronograma já estabelecido.
-
Em meio a tensão com o Legislativo, Lula não deve sancionar aumento de deputados na Câmara
Lula pode optar por não sancionar ou vetar aumento de deputados aprovados pelo Congresso. A proposta gerou polêmica devido ao impacto financeiro e à insatisfação popular.
-
Câmara pode votar versão moderada do PL da Anistia antes do recesso, diz portal
Câmara dos Deputados se prepara para discutir nova proposta de anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro. O objetivo é chegar a um consenso que evite tensões com o Judiciário e garanta uma votação segura.
-
Discussão jurídica sobre IOF não duraria cinco minutos, diz Dino
Ministro do STF critica a polêmica em torno do aumento do IOF e aponta que a questão poderia ser resolvida politicamente. Ele reafirma sua posição sobre a sobrecarga do Supremo e a busca por soluções institucionais.
-
Alcolumbre defende limitar acesso ao STF em meio a crise do IOF
Davi Alcolumbre defende limites para acesso ao STF, alegando que a judicialização excessiva prejudica o Congresso. A proposta visa restringir as ações diretas de inconstitucionalidade apenas a partidos que atendam a critérios específicos.
-
‘Precisamos de IOF para cumprir meta de 2026’, diz Haddad
Ministro da Fazenda destaca a importância do IOF para garantir a meta fiscal de 2024, enquanto STF considera possibilidade de conciliação sobre a questão. A Advocacia-Geral da União busca reverter a derrubada do decreto que aumentou alíquotas do tributo.
-
Dino diz que decisão do STF sobre IOF é 'algo muito simples' do ponto de vista jurídico
Ministro do STF destaca a simplicidade jurídica do caso do IOF, que se tornou complexo devido a fatores políticos. Ele enfatiza a necessidade de revisão do modelo de governabilidade e a importância da política na resolução de conflitos.
-
Presidencialismo de Congresso é “impasse” que temos hoje, diz Dino
Ministros do STF debatem a necessidade de mudanças no modelo de governança do Brasil. Flávio Dino e Gilmar Mendes discutem a transição para um semipresidencialismo como solução para as crises de governabilidade.
-
Ninguém está feliz com hiperjudicialização, diz Flávio Dino
Ministro do STF critica a hiperjudicialização de questões políticas e sociais, afirmando que isso sobrecarrega a Corte. Dino defende a importância do Supremo na identificação da origem das emendas e na promoção da transparência.
-
Emendas impositivas precisam ser revistas, diz Dino sobre crise do presidencialismo
Ministro do STF ressalta a necessidade de uma revisão do modelo de emendas parlamentares e a importância de soluções políticas para a crise orçamentária. Alertas sobre a hiperjudicialização da política e o papel do Supremo como árbitro são destacados em declarações recentes.
-
Dólar abre em alta nesta quinta-feira com investidores de olho em negociações comerciais
Dólar sobe enquanto investidores aguardam dados de emprego e discussões orçamentárias nos EUA. No Brasil, impasse sobre o decreto do IOF continua a impactar o mercado.
-
Dólar abre sessão desta quinta-feira, à espera do pacote orçamentário de Trump
Proposta de orçamento busca cortar impostos e aumentar gastos públicos, prevendo um acréscimo significativo na dívida nacional. Votação na Câmara dos Deputados é aguardada com expectativa, enquanto o impacto no mercado é monitorado.
-
Gilmar fala em semipresidencialismo diante do poder do Congresso
Gilmar Mendes critica a relação entre o Executivo e o Legislativo no Brasil, chamando-a de "parlamentarismo desorganizado". Ele sugere a necessidade de um modelo mais definido, como o semipresidencialismo, para promover melhor coordenação e diálogo entre os poderes.
-
O que se sabe sobre o plano para devolver R$ 4 bilhões a vítimas de fraude do INSS
Governo anuncia plano de ressarcimento de R$ 4 bilhões para aposentados e pensionistas do INSS afetados por descontos indevidos. A medida visa restituir quantias cobradas de forma irregular entre 2020 e 2025, com foco em milhões de contestações ainda não resolvidas.
-
Manhã no mercado: 'Payroll' concentra atenções em dia de sessão reduzida nos EUA e tensão com IOF no Brasil
Investidores reagem a dados de emprego nos EUA e tensões políticas sobre o IOF no Brasil. Dólar e Ibovespa seguem tendências de cautela em meio a mudanças na política monetária e incertezas fiscais.
-
Congresso busca “convivência harmônica” com Planalto, diz Motta
Hugo Motta destaca a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo, mesmo diante de discordâncias. Enquanto isso, Lula defende a autonomia de cada Poder e promete recorrer ao Judiciário contra decisões do Congresso.
-
Fraudes no INSS: veja o plano apresentado ao STF para devolver aos aposentados descontos irregulares
Governo apresenta acordo para ressarcir vítimas de fraudes no INSS, com possível início dos pagamentos em julho. A devolução será feita para aqueles que tiveram descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025.
-
Judiciário suplantou regulação do Legislativo, diz Mendonça
Ministro defende que regulação de big techs deve ser de responsabilidade do Legislativo e critica decisão do STF que a ampliou. Ele também aborda a importância da inteligência artificial na educação durante debate em Lisboa.
-
IOF: Veja como o governo ‘morde e assopra’ em busca de negociação com o Congresso em ação no STF
Governo busca mediação com o Congresso após decisão do STF sobre IOF. Lula critica a derrubada do decreto e reforça a importância do diálogo entre os Poderes.
-
Crise entre governo Lula e Congresso 'é mais profunda' do que questão do IOF, diz Gilmar
Gilmar Mendes alerta para a necessidade de diálogo entre governo e Congresso para evitar agravamento da crise política. O ministro enfatiza que os conflitos devem ser resolvidos dentro da política, sem a intervenção do STF.
-
Dino: STF está sobrecarregado e crise do IOF “não renderia cinco minutos” no Direito
Ministro do STF critica judicialização excessiva e defende maior participação da política na resolução de impasses. Ele alerta sobre os impactos do modelo das emendas impositivas na governabilidade e no federalismo.
-
Crise entre governo Lula e Congresso 'é mais profunda' do que caso IOF, diz Gilmar Mendes
Gilmar Mendes alerta que a crise entre o governo Lula e o Congresso pode ser mais complexa do que aparenta, com o debate sobre o IOF sendo apenas um sintoma. O ministro enfatiza a importância do diálogo e coordenação para evitar a escalada do conflito político.
-
Minidólar (WDOQ25): Confira os pontos de suporte e resistência para esta quinta (03)
Dólar recua e atinge menor valor desde agosto de 2024, impulsionado por quedas na produção industrial e dados econômicos dos EUA. Traders observam regiões críticas de suporte e resistência que podem definir direção do mercado nos próximos dias.
-
Gilmar critica “parlamentarismo desorganizado” e alerta para escalada de emendas
Gilmar Mendes alerta para o avanço desordenado das emendas parlamentares e propõe discussão sobre alternativas de governo. Ele critica a transição para um “presidencialismo de colisão” e defende a responsabilidade do Congresso em meio a impasses com o Executivo.
-
A nova startup de saúde do fundador da Sinqia
Bernardo Gomes, co-fundador da Sinqia, transforma desafio pessoal em oportunidade de negócios com nova healthtech focada em neuromodulação. A Bright Brains visa tratar condições como depressão e Parkinson, unindo tecnologia e ciência da saúde.
-
Lula considera não sancionar projeto que aumenta número de deputados, diz jornal
Presidente deve optar por não sancionar projeto que amplia número de deputados, em meio à impopularidade da proposta. A decisão pode refletir a tensão entre Executivo e Legislativo e busca evitar um desgaste político maior.
-
Ações globais operam em leve alta antes da divulgação dos dados do payroll
Mercados globais mostram leve otimismo à medida que investidores aguardam relatório de emprego nos EUA. Títulos do Tesouro americanos acompanham a queda dos rendimentos, enquanto bolsas em diversas regiões avançam.