HOME FEEDBACK

17 empresas têm interesse em importar gás da Argentina

Ministro destaca o interesse de 17 empresas na importação de gás argentino para reforçar o abastecimento brasileiro. O objetivo é atingir 30 milhões de metros cúbicos por dia até 2030, necessitando ajustes nas tarifas de transporte.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou interesse de 17 empresas em importar gás natural de Vaca Muerta, na Argentina, durante seminário em 22 de maio de 2025.

Todas as empresas estão autorizadas pela ANP e a meta é importar 30 milhões de metros cúbicos por dia até 2030 para atender a demanda ociosa do Brasil.

Silveira destaca o potencial infinito de fornecimento de Vaca Muerta e a necessidade de ajustes nas tarifas de transporte na Argentina, Bolívia e Brasil, já que o custo pode atingir quase US$ 5 por milhão de BTU.

O ministro também mencionou que o governo federal está trabalhando nas tarifas e que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se comprometeu a ajudar na redução dos custos de distribuição.

Entre os projetos essenciais, está a fase 2 do gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre, com 593 quilômetros de extensão e previsão de investimento de R$ 6,83 bilhões, capaz de transportar até 15 milhões de metros cúbicos por dia, conforme a EPE.

Leia mais em poder360