Israel
-
Quase 800 pessoas morreram desde 27 de maio enquanto buscavam ajuda em Gaza, diz ONU
ONU registra alarmante número de mortes na Faixa de Gaza enquanto diálogos por trégua avançam. Israel e Hamas estão em negociações para cessar-fogo, mas a situação humanitária continua crítica.
-
Indicação ao Nobel da Paz é o novo jeito de influenciar Trump
A crescente quantidade de indicações ao Prêmio Nobel da Paz para Donald Trump reflete uma tentativa de líderes globais de fortalecer laços com o presidente americano. Entretanto, suas políticas controversas e críticas sobre sua adequação ao prêmio geram debates acalorados.
-
Ativista pró-Palestina Mahmoud Khalil pede US$ 20 milhões em ação contra governo dos Estados Unidos
Mahmoud Khalil busca US$ 20 milhões em indenização após meses de detenção e acusações de abuso de poder pelo governo Trump. Ele pretende utilizar os recursos para apoiar outras vítimas dessas políticas e enfatiza a necessidade de responsabilização por ações que considera inconstitucionais.
-
Como ataques de rebeldes do Iêmen fizeram disparar o seguro de navios no Mar Vermelho
Taxas de seguro para navegação no Mar Vermelho disparam após ataques de rebeldes Houthi. O aumento reflete a reemergência de riscos na rota comercial vital entre Europa e Ásia.
-
Narges Mohammadi, Nobel da Paz iraniana, denuncia ameaças de morte do regime
Narges Mohammadi, a ativista iraniana premiada com o Nobel da Paz, relatou ameaças de morte feitas por agentes do regime. O Comitê Nobel expressou sua preocupação com a segurança da ativista e de outros críticos no Irã.
-
A volta do 'homem-tarifa' na semana da retomada da guerra comercial mundial
Trump retoma sua guerra comercial com novas tarifas e prazos, intensificando pressão sobre parceiros comerciais. A semana foi marcada por represálias a países como Japão, Coreia do Sul e Brasil, enquanto negociações comerciais permanecem estagnadas.
-
ONU contabiliza 798 mortes por ataques israelenses em pontos de ajuda em Gaza
ONU aponta 798 mortes em Gaza durante distribuição de ajuda humanitária nas últimas seis semanas. Relato destaca a insegurança do plano da Fundação Humanitária de Gaza e confirmação de que civis palestinos foram atingidos.
-
Israel e Hamas se aproximam de cessar-fogo, mas divergem sobre retirada de tropas de Gaza
Negociações entre Israel e Hamas se intensificam enquanto mediadores tentam conciliar interesses opostos. A retirada das tropas israelenses do Gaza permanece como um dos principais desafios para o sucesso das tratativas.
-
ONU contabiliza 798 pessoas mortas perto de centros de ajuda humanitária em Gaza
ONU relata 798 mortes em confrontos relacionados a ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A situação se agrava com críticas ao sistema de distribuição adotado por grupos de ajuda.
-
Com o Brasil no alvo, Donald Trump testa limite legal de seus 'poderes tarifários'
Trump ameaça impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras em resposta ao tratamento dado a Jair Bolsonaro. Especialistas questionam a legalidade da ação e se o presidente possui autoridade para sancionar obrigações comerciais com motivos políticos.
-
Israel diz estar pronto para voltar a atacar, se ameaçado
Ministro da Defesa ressalta a postura firme de Israel diante de possíveis ameaças. Declaração surge após questionamentos sobre efetividade dos bombardeios americanos nas instalações nucleares do Irã.
-
Não há alternativa ao multilateralismo, diz Lula a jornais estrangeiros
Lula critica a atuação da ONU em artigo publicado na mídia internacional e destaca a desigualdade global. O presidente também aponta falhas das potências na luta pela sustentabilidade e no combate à pobreza.
-
UE cogita suspender acordo com Israel por ações em Gaza
A União Europeia considera ações mais severas contra Israel devido às alegadas violações de direitos humanos na Faixa de Gaza. Entre as possíveis medidas, está em pauta a suspensão parcial do acordo de associação e restrições comerciais.
-
Netanyahu diz estar disposto a negociar cessar-fogo permanente em Gaza
Netanyahu propõe trégua de 60 dias em troca da desmilitarização do Hamas e libertação de reféns. O primeiro-ministro avisa que medidas mais rigorosas poderão ser adotadas se as negociações não avançarem.
-
Netanyahu ameaça nova ofensiva em Gaza caso Hamas não entregue armas
Netanyahu ameaça retomar ofensiva em Gaza após trégua de 60 dias, condicionando a paz à desmilitarização do Hamas. O primeiro-ministro israelense destaca, em comunicado, que a operação militar atual é uma das mais significativas na história de Israel.
-
Macron pede que França e Reino Unido reconheçam juntos a Palestina
Macron destaca a importância do reconhecimento conjunto do Estado da Palestina como passo essencial para a paz na região. O presidente francês pediu união entre França e Reino Unido para impulsionar esse diálogo político.
-
Houthis afundam navios comerciais, fazem tripulantes reféns e ameaçaM segurança no Mar Vermelho
Após uma pausa nos ataques, os houthis intensificam ofensivas no Mar Vermelho, ameaçando o comércio global. Com um acordo de cessar-fogo em risco, a segurança na rota marítima vital volta a ser uma grande preocupação.
-
ONU adverte para plano de Israel de expulsão de palestinos: ‘Campo de concentração’
Diretora da UNRWA critica planos israelenses para palestinos e alerta sobre riscos de violação de direitos humanos. Raquel Martí enfatiza a necessidade de apoio contínuo à agência da ONU e condena a criminalização de seu trabalho em Gaza.
-
Ataque de Israel contra centro médico em Gaza mata 16 pessoas, incluindo 10 crianças
Ataque aéreo em Gaza atinge centro médico, resultando em mortes de civis, incluindo crianças. Negociações por cessar-fogo permanecem estagnadas, enquanto Estados Unidos expressam otimismo sobre um possível acordo.
-
União Europeia anuncia acordo com Israel para distribuição de ajuda humanitária em Gaza
A União Europeia e Israel firmam acordo para facilitar a ajuda humanitária na Faixa de Gaza, com aumento no tráfego de caminhões transportando alimentos e itens essenciais. Enquanto isso, as negociações de cessar-fogo continuam entre Israel e Hamas, visando uma possível trégua e libertação de reféns.
-
Após pressão, Israel sela acordo com a UE para ampliar entrada de ajuda humanitária em Gaza
Acordo entre UE e Israel visa melhorar a situação humanitária em Gaza com aumento significativo na entrega de ajuda. Medidas incluem novos corredores de acesso e fornecimento de combustível para instalações essenciais.
-
Exportações para os EUA podem cair 75% com tarifas de Trump, diz Lucas Ferraz, da FGV
Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros é uma resposta direta a declarações do Brics, refletindo tensões nas relações comerciais entre Brasil e EUA. Especialistas alertam que o aumento pode causar queda de 75% nas exportações brasileiras para o mercado americano.
-
União Europeia anuncia acordo com Israel sobre ajuda humanitária em Gaza
Acordo visa aumentar o fluxo de ajuda humanitária para Gaza, com mais caminhões transportando alimentos e itens essenciais. A União Europeia coordena a implementação das medidas junto a organizações relevantes para atender a demanda urgente da população local.
-
Irã cobra imparcialidade para retomar cooperação com órgão de fiscalização nuclear da ONU
O presidente do Irã critica a AIEA por parcialidade e exige uma mudança na postura da agência. O Irã suspendeu sua cooperação com a AIEA após ataques e a retirada de inspetores, intensificando a tensão na região.
-
Putin ameaça com mísseis hipersônicos porta-aviões enviado pelos EUA a Israel
Putin intensifica a presença militar russa na região do mar Negro como resposta às ações dos EUA em apoio a Israel. O líder russo afirma que as patrulhas com caças armados são uma forma de "controle visual", sem intenção de escalada de conflito.
-
Como Cuba, que já foi país 'ateu', agora vê crescimento de evangélicos
O aumento da religiosidade nas ruas de Cuba reflete um desejo por esperança e comunidade em tempos de crise econômica. Especialistas apontam que a adesão a igrejas evangélicas tem crescido entre os jovens, especialmente após a pandemia.
-
Aparente vitória de Trump no Irã tem consequências negativas
Análise aponta que a suposta vitória de Trump no Irã pode ter consequências adversas para a democracia local e para a dinâmica geopolítica internacional. Especialistas alertam que os impactos na capacidade nuclear iraniana e o envolvimento dos EUA no Oriente Médio são incertos e preocupantes.
-
O arquivo de Epstein e a volta dos que não foram
Revelações sobre Epstein jogam luz sobre uma rede de poder, chantagem e manipulação global. O silêncio em relação à lista de clientes gera frustração e questionamentos entre eleitores e analistas políticos.
-
Veja quais são as principais conflitos em andamento no mundo
Conflitos persistem globalmente, resultando em crises humanitárias e deslocamento em massa de populações. Com mais de 65 milhões de refugiados em 2017, a violência se alastra em várias regiões, tornando a paz uma meta distante.
-
‘Cerca de 2,5 mil corpos permanecem sob escombros’, estima Ministério da Saúde de Gaza
Recuperação de corpos em Gaza enfrenta obstáculos devido à intensificação dos ataques israelenses e à militarização da região. Número de mortos pode ser ainda maior, pois muitos desaparecidos não foram oficialmente reportados.