STF
-
Como a tarifa de 50% vai mexer nos preços no Brasil? Café, carne e combustível vão ficar mais caros?
Tarifa de 50% imposta pelos EUA gera apreensão entre setores econômicos brasileiros. Especialistas apontam riscos à competitividade e possíveis reduções de preço no mercado interno, mas também alertam para impactos negativos nas exportações e no emprego.
-
Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar
Lula defende autonomia nas relações comerciais do Brics e critica tarifas impostas por Trump. O presidente destaca a importância de discussões civilizadas e anuncia intenção de manter o Imposto sobre Operações Financeiras.
-
“Não vale tentar esconder chapeuzinho do Trump”, diz Lula a Tarcísio
Lula critica Tarcísio e sugere que sua candidatura em 2026 pode ser necessária para barrar a direita. Presidência e ligações com Trump marcam o embate entre os políticos.
-
Bolsonaro diz ter respeito e admiração por EUA após tarifaço de Trump
Bolsonaro critica sobretaxa de Trump e atribui a decisão à política de Lula. Ele pede ações urgentes para evitar o isolamento do Brasil no cenário internacional.
-
Aliados de Tarcísio veem com cautela alinhamento com Trump e defendem negociação para que EUA recue de tarifaço
Tarcísio de Freitas adota cautela diante da retaliação de Donald Trump às exportações brasileiras. Governadores almejam evitar a polarização política e defendem uma postura moderada nas negociações.
-
Bolsonaro elogia Trump após tarifaço e alfineta atual gestão: ‘Isso jamais teria acontecido sob o meu governo’
Bolsonaro critica aumento de tarifas dos EUA e responsabiliza governo Lula pela situação. Ex-presidente solicita urgência nas ações dos Poderes para restaurar a normalidade institucional no Brasil.
-
Zanin concede prisão domiciliar humanitária a prefeito de Palmas, mas mantém seu afastamento do cargo
Ministro do STF mantém afastamento do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enquanto investigações revelam esquema de vazamento de informações da Polícia Federal. Siqueira Campos, que cumpre pena em casa devido a problemas de saúde, é apontado como chefe de uma organização criminosa.
-
Trump deu a Lula uma chance de ouro de recuperar apoios políticos e popularidade
Donald Trump, ao atacar o Brasil, oferece a Lula uma oportunidade única de reforçar seu discurso contra as elites e unir o país em torno da soberania nacional. A resposta do governo brasileiro poderá moldar o cenário político rumo a 2026 e influenciar a impressão pública sobre o bolsonarismo.
-
Gilmar Mendes diz que Brasil vive capítulo inédito da ‘resistência democrática’ após ataque de Trump
Gilmar Mendes destaca a singularidade da resistência democrática no Brasil diante de ataques às instituições. O ministro critica a pressão externa e reafirma a importância do STF na proteção da ordem jurídica e dos preceitos constitucionais.
-
Bolsonaro diz que tem respeito e admiração por EUA após tarifaço de Trump contra Brasil
Bolsonaro critica aumento de tarifas dos EUA e atribui a decisão à política externa de Lula. Ex-presidente pede ação imediata dos Poderes para restaurar a normalidade institucional no Brasil.
-
PT apresenta novo pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA
PT pede cassação de Eduardo Bolsonaro por atuação no exterior contrária aos interesses do Brasil. Representação destaca afronta à soberania nacional e à ética parlamentar em meio à crise diplomática com os EUA.
-
Lula diz que vai à OMC e, se houver solução, adotar a reciprocidade aos EUA por tarifa de Trump: 'Desaforo muito grande'
Lula promete recorrer à OMC contra tarifas de Trump e considera retaliar com a Lei da Reciprocidade. Presidente brasileiro critica a postura do americano e defende a importância de respeitar as decisões do Brasil no cenário internacional.
-
Solução para tarifa só pode vir da caneta de Moraes, diz Eduardo
Eduardo Bolsonaro atribui a deterioração das relações Brasil-EUA à atuação do ministro Alexandre de Moraes. Ele sugere que apenas Moraes pode reverter os efeitos da taxa de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros.
-
Se eu tiver que cortar R$ 10 bi do Orçamento vou cortar das emendas também, afirma Lula
Lula reafirma compromisso com o reajuste do IOF e sinaliza cortes nas emendas parlamentares para equilibrar o Orçamento. Audiência de conciliação no STF está marcada para discutir a disputa entre Executivo e Legislativo.
-
Se Capitólio fosse no Brasil, Trump “arriscava ser preso”, diz Lula
Lula defende autonomia da Justiça brasileira ao responder críticas de Trump e reafirma que atos extremistas devem ser punidos. O presidente destaca a gravidade das ações que ferem a democracia, comparando a situação no Brasil e nos EUA.
-
Em meio ao tarifaço de Trump, Bolsonaro comemora aniversário de Eduardo e reforça ‘perseguição’
Bolsonaro critica tarifas dos EUA como perseguição política e defende filho Eduardo em aniversário. Parlamentar está nos Estados Unidos buscando apoio para reverter a situação do pai, alvo de investigações.
-
Lula defende decreto do IOF e diz que pode cortar emendas
Lula reafirma intenção de manter alta do IOF, apesar da pressão do Congresso. A disputa se intensifica com a ação no STF e a convocação para audiência de conciliação entre os Três Poderes.
-
Não há alternativa ao multilateralismo, diz Lula a jornais estrangeiros
Lula critica a atuação da ONU em artigo publicado na mídia internacional e destaca a desigualdade global. O presidente também aponta falhas das potências na luta pela sustentabilidade e no combate à pobreza.
-
Nenhuma outra Suprema Corte no mundo sofreu ataques tão virulentos, afirma Gilmar Mendes
Gilmar Mendes ressalta a singularidade da crise enfrentada pelo STF e a necessidade de defesa da Constituição. Ele afirma que as recentes decisões são respostas a ameaças à ordem democrática e à honra dos magistrados.
-
Brasil vive capítulo inédito de resistência democrática, diz Gilmar
Gilmar Mendes critica tentativas de golpe e desinformação em meio às tensões entre Brasil e EUA. A declaração ocorre após Trump anunciar tarifas elevadas sobre produtos brasileiros, questionando o tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
-
Lula nomeia advogada Estela Aranha ao TSE
Lula nomeia Estela Aranha e reconduz Floriano de Azevedo Marques ao TSE, enquanto indica Marluce Caldas ao STJ. As escolhas refletem estratégias políticas e aproximações no cenário eleitoral, com foco nas eleições de 2026.
-
Deputado cita risco de fuga e pede prisão de Jair Bolsonaro após defesa de Trump
Deputado Rogério Correia pede ao STF medidas cautelares contra Bolsonaro, citando risco de fuga. Declarações de Trump sobre asilo político geram novas controvérsias.
-
Governo Lula avalia sanções a patentes para negociar com os EUA
Brasil considera retaliações em propriedade intelectual como estratégia contra tarifas de Trump. Soberania se torna tema central na comunicação do governo diante da situação.
-
Lula indica Marluce Caldas como nova ministra do STJ após 9 meses
Lula indica Marluce Caldas e Carlos Augusto Brandão para o STJ, completando as nomeações pendentes. As escolhas seguem critérios de diversidade entre membros do Ministério Público e da magistratura.
-
Deputados do PSOL pedem responsabilização de Eduardo Bolsonaro na Justiça por tarifaço de Trump
Parlamentares do PSOL acionam a Justiça em busca de investigação sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA. As medidas incluem pedidos de bloqueio de bens e impeachment do governador Tarcísio de Freitas por suas declarações de apoio a Trump.
-
Aliados veem desgaste momentâneo à imagem de Bolsonaro com tarifaço
Parlamentares do PL reagem ao tarifaço de Trump, apontando que a crise afeta a imagem de Bolsonaro. Estratégia é atribuir a responsabilidade ao governo Lula, buscando descolar o ex-presidente do episódio.
-
O que Tarcísio, Zema e Caiado disseram sobre o tarifaço anunciado por Trump; veja
Governadores manifestam críticas ao governo Lula sobre as tarifas de Trump e pedem uma postura mais diplomática. Acordos comerciais e economia brasileira são os principais pontos de preocupação entre os pré-candidatos à presidência.
-
Trump dá a Lula um presente político, mas presidente brasileiro precisa ter cautela
A carta de Donald Trump pode ser uma oportunidade para Lula desviar a atenção de problemas internos e explorar um sentimento patriota. No entanto, a aplicação das tarifas promete gerar um embate entre aliados de Bolsonaro e o governo brasileiro.
-
PT divulga novo vídeo que inclui a classe média na estratégia do ‘nós contra eles’; assista
Campanha do PT busca apoio da classe média ao aumento do IOF com foco na justiça tributária. Vídeo destaca a desigualdade e a necessidade de taxar os super ricos para beneficiar a sociedade como um todo.
-
Quem está colocando ideologia acima do país é Tarcísio, diz Gleisi
Gleisi Hoffmann critica Tarcísio de Freitas por priorizar interesses políticos em vez da soberania nacional. O governador se defende, pedindo um tratamento diplomático para resolver a questão tarifária imposta pelos EUA.
-
Tarcísio se encontra com Bolsonaro após tarifaço de Trump e critica STF
Governador de São Paulo se encontra com Jair Bolsonaro em Brasília para discutir preocupações econômicas e defender ex-presidente. Tarcísio critica medidas de Donald Trump e expressa sua visão sobre o papel do STF na democracia.
-
Governo conta com decisão do TCU sobre Porto de Santos até agosto
Ministro destaca a importância de uma avaliação técnica do TCU para o leilão do Tecon 10 e defende a democratização na concessão. A expectativa é que o remate ocorra entre novembro e dezembro de 2025, dependendo da aprovação das propostas.
-
Flávio Bolsonaro defende anistia como “condição número um” para Trump retirar tarifas
Flávio Bolsonaro propõe anistia como chave para negociações com os Estados Unidos. Ele critica tarifas impostas e sugere que são motivadas por questões políticas.
-
Tarcísio volta a culpar Lula por tarifa de Trump e acena com indulto a Bolsonaro
Governador critica a postura do governo federal em relação à taxação dos EUA e destaca os impactos negativos na economia paulista. Tarcísio também se posiciona sobre o papel do STF e a situação política envolvendo Jair Bolsonaro.
-
Tarifaço não afeta julgamento, mas aumenta antipatia com Bolsonaro, avaliam ministros do STF
Ministros do STF consideram que o tarifaço de Trump não impactará o julgamento de Bolsonaro, mas pode dificultar a situação de Eduardo Bolsonaro, investigado por coação. A situação do deputado pode complicar ainda mais com a condenação iminente do ex-presidente por envolvimento em uma trama golpista.