HOME FEEDBACK

Lula diz que não vai assistir ao julgamento de Bolsonaro no STF: 'tenho coisa melhor pra fazer'

Lula critica anistia a Bolsonaro antes do julgamento no STF. O presidente defende que o ex-presidente deve provar sua inocência diante das acusações de tentativa de golpe.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (29), que não assistirá ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, que começa na próxima terça-feira (2).

Lula criticou o projeto de lei que prevê anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023:

  • "O homem não foi nem julgado e já está querendo anistia?"
  • "Ele tem que primeiro provar a inocência dele."

O presidente destacou que Bolsonaro deve provar a inexistência de um plano para atacá-lo e a participação na organização da ocupação em frente aos quartéis brasileiros.

O julgamento de Bolsonaro e outros sete réus começará no dia 2 de setembro e se estenderá até o dia 12, com sessões programadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12.

Cerca de 3 mil pessoas solicitaram ao STF para acompanhar as sessões, e 501 profissionais de imprensa foram cadastrados para a cobertura.

Os réus, incluindo ex-auxiliares de Bolsonaro, são acusados de liderar uma organização criminosa para manter o ex-presidente no poder após a derrota nas urnas em 2022. Todos negam as acusações.

Leia mais em valoreconomico