HOME FEEDBACK

Lula diz que não acompanhará julgamento de Bolsonaro: ‘tenho coisa melhor para fazer’

Lula minimiza o julgamento de Bolsonaro e critica anistia proposta por parlamentares. O presidente defende que a responsabilidade pela defesa cabe ao ex-presidente e reafirma a necessidade de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro.

Presidente Lula não acompanhará julgamento de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (29), que não tem interesse em assistir ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus na ação sobre a tentativa de golpe de Estado. “Tenho coisa melhor para fazer”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte (MG).

O julgamento começará na próxima terça-feira (2) e terá sessões programadas por duas semanas.

Lula enfatizou que a análise na Suprema Corte não se concentra na “figura” de Bolsonaro, mas sim em seu comportamento como ex-presidente, com base nas delações e provas da Polícia Federal. “Se ele cometeu o crime, será punido. Se não, será absolvido,” disse.

Ele também criticou a articulação de parlamentares para aprovar um projeto de anistia que beneficiaria Bolsonaro, afirmando ser “impertinente” discutir isso antes do julgamento. “Ninguém foi ainda condenado,” declarou.

Defesa de Bolsonaro

Lula afirmou que cabe ao ex-presidente apresentar suas provas de inocência. “Ele que se defenda e prove que é mentira,” completou.

Cassação de Eduardo Bolsonaro

Lula também comentou sobre o pedido do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para manter seu mandato enquanto reside nos Estados Unidos. O presidente defendeu a cassação do parlamentar, chamando-o de “o maior traidor deste País” e citando afirmações inverídicas feitas ao presidente americano sobre o Brasil.

Leia mais em infomoney