HOME FEEDBACK

Lula diz que autorizou início da reciprocidade porque precisa ‘andar’ com o processo

Lula anuncia movimentação contra tarifas dos EUA e destaca falta de diálogo. Presidente afirma que o Brasil não aceita uma postura subalterna nas negociações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira, 29, que autorizou o início de consultas, investigações e medidas para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos. O objetivo é responder ao tarifaço imposto pelos americanos.

Lula afirmou que não tem pressa para implementar a reciprocidade, pois os EUA não estão interessados em negociar. Ele criticou a falta de diálogo com o governo norte-americano, mencionando tentativas frustradas de contato por meio de seus ministros.

“Se o secretário de Tesouro não falou com o Haddad, por que meu telefone resolveria?”, questionou Lula. Ele ressaltou que um possível diálogo dependerá do presidente Donald Trump durante a Assembleia Geral da ONU no próximo mês.

O presidente afirmou que o Brasil não se submete a negociações de forma subalterna e que está disposto a conversar como iguais. Além disso, adiantou que seu discurso na ONU abordará a defesa da democracia, do multilateralismo e da governança mundial.

Lula também se posicionou sobre o conflito entre Israel e Hamas, chamando-o de genocídio e denunciando o impacto sobre crianças e mulheres.

Leia mais em infomoney