HOME FEEDBACK

Reino Unido, França e Alemanha pressionam Irã a fechar acordo para adiar sanções da ONU

E3 propõe prazos para negociação, mas Irã critica condições como irrealistas. Disputa sobre sanções e acesso a inspetores nucleares marca reunião na ONU.

Reino Unido, França e Alemanha pressionam o Irã na ONU para cumprir três requisitos, visando adiar a reimposição de sanções.

Os países, conhecidos como E3, desejam abrir espaço para negociações sobre as preocupações com o programa nuclear de Teerã.

Em uma declaração conjunta antes de reunião do Conselho de Segurança, o E3 iniciou um processo de 30 dias para reimpor sanções devido ao seu programa nuclear controverso.

O E3 oferece adiar sanções por até seis meses se o Irã:

  • Restaurar o acesso dos inspetores nucleares da ONU;
  • Discutir o estoque de urânio enriquecido;
  • Iniciar negociações com os Estados Unidos.

A embaixadora britânica na ONU, Barbara Woodward, afirmou que o Irã não mostrou seriedade nas negociações.

O embaixador do Irã, Amir Saeid Iravani, rebateu a oferta do E3 como "pré-condições irrealistas" e defendeu uma extensão técnica da Resolução 2231 de 2015.

Irã alerta que ações do E3 podem interromper as negociações, com um alto funcionário dizendo que a continuação depende do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Rússia e China apresentaram um rascunho de resolução ao Conselho de Segurança para prorrogar o acordo nuclear e instar a retomada das negociações, mas ainda não solicitaram votação.

Inspetores nucleares retornaram ao Irã, mas não houve acordo sobre o trabalho com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Leia mais em valoreconomico