HOME FEEDBACK

250 anos de Jane Austen movimenta turismo na Inglaterra

Celebrações em homenagem a Jane Austen incluem festivais, bailes e debates ao longo de 2025. As programações atraem turistas e fãs da autora em várias cidades do Reino Unido, destacando sua relevância cultural e literária.

Comemorações dos 250 anos de Jane Austen

Em 16 de dezembro de 2025, celebram-se os 250 anos do nascimento da escritora Jane Austen (1775-1817), conhecida por obras como “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão”.

A data será marcada por exibições, festas e bailes em várias cidades do Reino Unido, incluindo Bath, onde Austen viveu. O Jane Austen Festival ocorrerá de 12 a 21 de setembro com destaque para a parada regencial em 13 de setembro, reunindo 2.000 participantes vestidos de época.

Entre as atividades do festival estão debates, workshops, chás e dinâmicas com os personagens dos livros.

Outra cidade em homenagem aos 250 anos da autora é Southampton, onde Austen viveu por 3 anos. A temporada de homenagens, que começou em novembro de 2024, inclui o Jane Austen Regency Ball e vai até dezembro de 2025, com ingressos a partir de 95 libras (cerca de R$ 726).

Em Hampshire, o condado natal de Austen, a comemoração será extensa com debates, instalações artísticas e exibições de figurinos da série “Orgulho e Preconceito” (1995). O baile de aniversário ocorrerá em 17 e 18 de janeiro de 2026.

Segundo a especialista Adriana Sales, as críticas e a ironia nas obras de Austen são suas marcas registradas. A relevância de sua obra persiste devido a temas universais que ressoam na contemporaneidade, assim como a influência das adaptações audiovisuais para seu sucesso.

Por exemplo, a adaptação de “Orgulho e Preconceito” de 2005 teve um lucro mundial de US$ 129.355.477, e ainda atraí público, com cortes do filme no TikTok ultrapassando 1 milhão de visualizações.

Jane Austen faleceu aos 41 anos em 1817, possivelmente devido à doença de Addison ou linfoma de Hodgkin.

Obras e personagens

Austen publicou 6 livros em vida, tornando-se referência na literatura mundial. Sales destaca que as personagens femininas de Austen, apesar de cumprir papéis esperados na sociedade, também apresentam pensamento próprio, desafiando as normas da época.

Leia mais em poder360