HOME FEEDBACK

473 mil pessoas informaram não reconhecer descontos, diz INSS

INSS recebe mais de 473 mil contestações sobre descontos indevidos em benefícios. Beneficiários podem pedir reembolso através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone da Central 135.

INSS registra 473 mil contestações de descontos

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, confirmou que 473 mil pessoas relataram não reconhecer os descontos em seus benefícios. Este número representa 98,6% dos pedidos no primeiro dia de funcionamento do processo de reembolso.

A identificação dos descontos começou nesta quarta-feira, com avisos enviados pelo aplicativo Meu INSS na terça (13). Foram 9,4 milhões de beneficiários notificados.

O INSS ainda não divulgou o valor que aposentados e pensionistas poderão receber de volta. O procedimento permite que o cidadão conteste se autorizou ou não os descontos de associações.

Contestação disponível: O pedido pode ser feito no site e app Meu INSS, utilizando o serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas". Também é possível solicitar reembolso pelo telefone Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Waller enfatiza que os canais oficiais para checagem de informações são apenas o portal Meu INSS e o disque 135. Entretanto, um perfil falso no Instagram, "@assistencia_inss", tem disseminado desinformação, tentando enganar usuários com facilidades para resolver pendências.

Ao interagir com o perfil falso, os cidadãos são levados a fornecer dados sensíveis, o que pode resultar em fraudes, como acesso indevido a contas ou contratação de empréstimos em seus nomes.

Leia mais em folha