7 formas cientificamente comprovadas de dormir melhor
Dicas práticas para melhorar a qualidade do sono incluem técnicas históricas e ajustes conforme as estações. A reportagem explora como hábitos como dormir em dois turnos e a importância da qualidade do sono podem ajudar na luta contra a insônia.
Falta de sono é um problema comum: entre 50 e 70 milhões de pessoas nos EUA enfrentam dificuldades para dormir, considerado uma epidemia global.
Guia para um sono de qualidade: ajustes físicos e psicológicos podem melhorar sua experiência. Veja algumas dicas:
- Dormir em dois turnos: Antigamente, era comum ter um sono bifásico, acordando no meio da noite. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade ao acordar.
- Varie conforme as estações: Estudos mostram que precisamos de mais sono no inverno e menos no verão. O sono é sazonal.
- Tente uma soneca: Cochilos curtos melhoram desempenho mental e podem retardar o envelhecimento cerebral.
- Cuidado com microssonecas: Cochilos breves, especialmente ao dirigir, podem ser perigosos. Indicam falta de sono adequado.
- Fique confortável: Historicamente, muitas pessoas compartilhavam a cama, oferecendo calor e companhia, algo que pode ser reconfortante.
- Priorize qualidade sobre quantidade: O sono de qualidade é essencial. Regular o horário de dormir melhora o descanso.
- Agradeça pelas camas modernas: Antigamente, as condições de sono eram muito mais incômodas. Hoje, camas confortáveis fazem a diferença.
Reúna amigos, reserve mais tempo para dormir no inverno e, se acordar à noite, pense nisso como um novo hábito.
Leia a reportagem completa no site da BBC Innovation.
Leia mais em
bbc