HOME FEEDBACK

‘A antiga relação que tínhamos com os EUA acabou’, diz premiê canadense

Mark Carney critica tarifas imposta por Trump e alerta para o fim da relação de confiança entre os países. Primeiro-ministro canadense anuncia medidas para proteger empregos no setor automotivo afetados pelas novas políticas comerciais.

Mark Carney, novo primeiro-ministro do Canadá, anunciou nesta quinta-feira, 27, que terá uma conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump, a pedido do líder americano.

Carney declarou que os EUA não são mais um “parceiro confiável” e que a antiga relação com a América, baseada na integração econômica e na cooperação em segurança, acabou.

Na quarta-feira, Trump anunciou planos para tarifas de 25% sobre a importação de veículos, afetando diretamente o Canadá, que envia mais de 75% de suas exportações para os EUA.

Os automóveis representam a segunda maior exportação canadense e sustentam 125 mil empregos diretos e outros 500 mil em indústrias relacionadas.

Em resposta, Carney anunciou um fundo de resposta estratégica de 2 bilhões de dólares canadenses (cerca de US$ 1,4 bilhão) para protetores empregos no setor automotivo.

Ele afirmou: , prometendo represálias comerciais que afetarão os EUA, mas minimizarão o impacto no Canadá.

Carney buscou conversar com Trump, destacando a necessidade de respeito pela soberania do Canadá. Ele mencionou que a ligação deve ocorrer em breve, “certamente nos próximos um ou dois dias”.

Leia mais em estadao