HOME FEEDBACK

A chegada de astronautas na Terra após 9 meses 'presos' no espaço

Astronautas da NASA retornam à Terra após nove meses na Estação Espacial Internacional, em missão marcada por desafios técnicos com a cápsula Starliner. A viagem de volta foi realizada com sucesso na cápsula SpaceX Dragon, que enfrentou altas temperaturas durante a reentrada na atmosfera.

Dois astronautas da NASA, Suni Williams e Butch Wilmore, retornaram com sucesso à Terra após nove meses na Estação Espacial Internacional (EEI), pousando no mar da Flórida na terça-feira (18/03). A viagem durou quase 17 horas.

A cápsula SpaceX Dragon desconectou-se da EEI por volta das 5h GMT. A missão estava planejada para testar a cápsula Starliner da Boeing, mas problemas técnicos forçaram a NASA a enviar a Starliner vazia para casa.

Na reentrada, o grupo, incluindo Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, enfrentou temperaturas de até 1.600C. O escudo térmico protegeu-os enquanto a nave desacelerava com forças g significativas.

A cápsula Starliner sofreu vazamentos de hélio e problemas com propulsores, resultando em atrasos. A NASA espera novos voos da Starliner no final de 2025. A Boeing, com dificuldades financeiras e problemas de reputação, ficou em uma posição delicada após a decisão da NASA de não utilizar sua cápsula.

A história atraiu atenção de Donald Trump e Elon Musk, que especularam sobre motivações políticas nos atrasos. A NASA reafirmou que suas decisões foram baseadas nas necessidades da estação espacial.

Ex-astronautas destacaram que alternativas de resgate não teriam economizado tempo significativo ou reduzido custos elevados de missões espaciais.

Leia mais em bbc