HOME FEEDBACK

À espera de ataque, EUA retiraram aviões de base militar no Qatar; veja antes e depois

A desocupação da base aérea de Al-Udeid reabre discussões sobre a presença militar dos EUA na região. O ataque iraniano acontece em meio a tensões crescentes e tentativas de diálogo entre as nações.

Imagens de satélite revelam que a maior base americana no Oriente Médio, Al-Udeid, ficou praticamente vazia dias antes do bombardeio iraniano em 23 de outubro, em retaliação aos ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã.

Segundo registros da Planet Labs, a base foi esvaziada entre 5 e 19 de junho, passando de 20 aviões estacionados no dia 5 para quase nenhuma aeronave no dia 19.

O presidente Donald Trump agradeceu ao Irã pela notificação do ataque, considerando sua resposta “muito fraca” e pedindo negociações de paz. O cessar-fogo entre Irã e Israel, anunciado após a ofensiva, já foi comprometido por novos relatos de ataques.

A base Al-Udeid é crucial, abrigando 10 mil militares americanos e quase 100 aviões de guerra, além de ser utilizada pela Força Aérea do Qatar e pela RAF do Reino Unido.

Inaugurada em 1996, Al-Udeid ganhou destaque após os ataques de 11 de Setembro e tem sido um ponto estratégico em diversas operações no Oriente Médio.

Leia mais em folha