A floresta onde centenas de imigrantes arriscam suas vidas tentando entrar na Europa
A crise migratória na fronteira entre Belarus e Polônia escancara os desafios enfrentados por imigrantes, enquanto autoridades lidam com a pressão de conter o fluxo. A Floresta Bialowieza, uma zona de proteção ambiental, se transforma em um perigoso ponto de travessia para aqueles que fogem da guerra e da perseguição.
Dawit (nome fictício) é um jovem etíope que fugiu de casa para escapar do recrutamento forçado para a guerra. Ele pagou quase US$ 7 mil a traficantes de pessoas para chegar à Polônia via Rússia e Belarus.
Desde 2021, dezenas de milhares têm cruzado ilegalmente a fronteira entre Belarus e Polônia, passando pela Floresta Bialowieza, um Patrimônio Mundial da Unesco. Esta floresta, que antes era uma zona de proteção ambiental, agora é uma rota para imigrantes.
O governo polonês construiu uma cerca de arame farpado de quase 200 quilômetros em 2022 para fortalecer suas fronteiras. Guardas de fronteira patrulham constantemente, usando drones para monitorar a área.
O oficial da força de fronteira, Michal Bura, alerta que os guardas bielorrussos estão colaborando com imigrantes ilegais, ajudando-os a cruzar a fronteira. Porém, as autoridades polonesas também enfrentam acusações de retorno forçado violento de imigrantes à Belarus, segundo um relatório da Human Rights Watch.
O líder bielorrusso, Aleksandr Lukachenko, confirmou que não impediria a passagem de imigrantes para a União Europeia. Além disso, Belarus foi acusada de incentivar a migração, com um programa governamental facilitando a entrada de migrantes.
Em 2024, ocorreram quase 30 mil tentativas de travessia na fronteira. Muitos imigrantes enfrentam condições precárias e perigosas, com 89 mortes registradas durante a travessia. Os imigrantes relatam ferimentos graves devido ao arame farpado.
Organizações de caridade, como a de Olga, oferecem assistência aos recém-chegados, que muitas vezes estão feridos e com medo. A localização da ONG é mantida em segredo por preocupações de retaliação.
As mudanças provocadas pelo fluxo de imigrantes estão impactando o ecossistema da Floresta Bialowieza, com a fauna local mudando seu comportamento devido ao aumento do tráfego humano.
Dawit deseja segurança e solicitou asilo na Polônia, mas seu futuro permanece incerto, assim como o impacto contínuo da imigração nas fronteiras da Europa.