A menina prodígio de 10 anos que virou a mais jovem mestre de xadrez
Bodhana Sivanandan faz história ao se tornar a jogadora mais jovem a ganhar o título de mestre internacional feminina e derrotar um grande mestre. A prodígio, que começou a jogar xadrez aos cinco anos, é uma inspiração para meninas no esporte.
Bodhana Sivanandan, uma prodígio do xadrez de 10 anos do noroeste de Londres, fez história ao se tornar a mais jovem a ganhar o título de mestre internacional feminina (WIM).
Ela também se destacou ao ser a jogadora mais jovem a derrotar um grande mestre durante o Campeonato Britânico de Xadrez de 2025.
Em 2024, Bodhana se tornou a pessoa mais jovem a representar a Inglaterra em qualquer esporte, sendo selecionada para a equipe feminina na Olimpíada de Xadrez na Hungria.
Seu pai, Siva, afirmou que não sabe de onde vem o talento da filha, pois nem ele nem a esposa jogam bem xadrez.
A Federação Internacional de Xadrez confirmou sua vitória sobre o grande mestre Peter Wells, de 60 anos, no Campeonato Britânico. Bodhana, com 10 anos, 5 meses e 3 dias, superou o recorde anterior da americana Carissa Yip.
O título de Bodhana é o segundo mais alto concedido a mulheres, atrás apenas do grande mestre feminina, o grau máximo no xadrez, vitalício.
Bodhana começou a jogar xadrez aos cinco anos, durante a pandemia, e afirmou que o jogo a ajuda com matemática e cálculo.
Ela conheceu o xadrez por intermédio de um tabuleiro de brinquedo que recebeu de um amigo do pai em 2020, e desde então, a paixão pelo jogo cresceu.
Seu pai, Siva, ressaltou que ninguém na família tem experiência com xadrez. Ele expressou sua satisfação com as conquistas e deseja que Bodhana continue se divertindo e jogando bem.
Bodhana sonha em se tornar uma grande mestre.
O mestre internacional Malcolm Pein elogiou Bodhana por abrir portas para meninas no xadrez, afirmando que ela pode se tornar uma campeã mundial.