HOME FEEDBACK

A montanha que protege o programa nuclear do Irã alvo de Israel

O futuro do programa nuclear iraniano gera tensões entre Israel e Irã, com possibilidades de intervenções militares dos EUA. A instalação de Fordow representa um grande desafio logístico, exigindo armamentos especiais para um ataque eficaz.

Conflito entre Israel e Irã: O futuro do programa nuclear iraniano é central. O Irã afirma ter um programa pacífico, mas Israel acredita que o objetivo é a construção de uma bomba atômica.

Embora Israel supostamente tenha capacidade nuclear, o governo nunca confirmou. Os Estados Unidos tentam há décadas persuadir o Irã a desistir de seu projeto nuclear.

Recentes ataques israelenses levantaram a hipótese de uma ação militar dos EUA contra o programa nuclear iraniano. Contudo, a montagem de um ataque efetivo é complicada, pois as principais instalações estão enterradas em montanhas.

A instalacão Fordow é a mais fortificada, construída dentro de uma montanha para proteção contra ataques aéreos. Em 1981, Israel atacou uma instalação nuclear no Iraque, que estava em superfície, com sucesso.

O especialista Vali Nasr destacou que o Irã construiu Fordow para evitar repetição de erros passados. Israel teve planos para atacar Fordow usando tropas, mas a complexidade é maior do que em ações anteriores.

Israel atualmente usa armas antibunker GBU-28, que não alcançam a profundidade necessária de Fordow, que pode estar a até 800 metros abaixo do solo.

A única arma capaz de atingir essas profundidades é a Massive Ordnance Penetrator (MOP), dos EUA. A MOP requer bombardeiros especiais e pode penetrar até 60 metros.

O ex-presidente Trump considerou utilizar bombardeiros B2 com MOP para apoiar Israel. Análises recentes sugerem uma operação militar intensa contra Fordow, após os últimos ataques de Israel.

Leia mais em folha