A montanha que protege o programa nuclear do Irã alvo de Israel
O futuro do programa nuclear iraniano gera tensões entre Israel e Irã, com a possibilidade de um ataque militar americano sendo discutida. Especialistas alertam sobre os desafios logísticos envolvidos na destruição das instalações fortificadas em Fordow.
Conflito Israel-Irã: Futuro do programa nuclear iraniano em destaque.
O Irã defende seu programa nuclear pacífico, enquanto Israel afirma que o objetivo é desenvolver uma bomba atômica.
Os Estados Unidos tentam negociar a desistência do projeto nuclear, mas os ataques israelenses às instalações iranianas levantam a possibilidade de ação militar americana.
Desafios logísticos: As principais instalações, como Fordow, estão enterradas em montanhas para proteção.
Fordow foi construída para evitar ataques aéreos, e Israel já tem planos para atacá-la, mas as instalações profundamente enterradas representam um grande desafio militar.
Israel não possui armas com capacidade para atingir a profundidade necessária, enquanto os Estados Unidos detêm a bomba Massive Ordnance Penetrator (MOP), capaz de penetrar até 60 metros.
A MOP, que exige bombardeiros B2 para ser lançada, poderia ser a chave para um ataque efetivo em Fordow, exigindo múltiplas bombas na mesma área.
Recentemente, a ideia de um ataque militar com MOP foi reavaliada em vista dos últimos conflitos, com o governo Trump considerando usar bombardeiros B2 para esta missão.