Abiove eleva projeção de safra de soja do Brasil e de exportações em 2025
Brasil projeta recorde na colheita de soja com aumento nas exportações e processamento. A elevação nas estimativas reflete um crescimento robusto na demanda, principalmente da China.
São Paulo (Reuters) – A associação da indústria de soja (Abiove) ajustou a safra de soja do Brasil para um recorde de 170,3 milhões de toneladas, com um aumento de 600 mil toneladas na colheita deste semestre.
A produção representa um crescimento de 10,3% em relação ao ano passado.
As exportações foram também elevadas para 109,5 milhões de toneladas, 500 mil toneladas acima da previsão de julho, com um aumento de 10,8% em comparação a 2024, marcando um nível inédito.
A Abiove destacou que “os números continuam positivos” no cenário externo. Enquanto isso, os exportadores dos EUA, principais concorrentes, enfrentam riscos de perder bilhões em vendas para a China.
A associação ainda ajustou a projeção de processamento de soja no Brasil para 58,1 milhões de toneladas, um crescimento de 4% comparado ao ano anterior, impulsionado pela alta na mistura de biodiesel.
Com o aumento no processamento, a produção de farelo de soja deve chegar a 44,8 milhões de toneladas e a de óleo de soja a 11,65 milhões de toneladas. A Abiove não alterou os números de consumo interno e exportação.